Publicidade

terça-feira, 27 de março de 2012 Olimpíadas, Seleção brasileira | 23:07

Handebol feminino merece um olhar mais atento

Compartilhe: Twitter

A armadora brasileira Duda foi o principal destaque no empate de 25 a 25 diante da Noruega

O fato passou meio despercebido neste final de semana, com tantos pré-olímpicos sendo disputados por aí, mas ainda merece ser destacado. A seleção brasileira feminina de handebol cumpriu uma série de três amistosos preparatórios para as Olimpíadas de Londres 2012. A vitória sobre a pouco experiente seleção da Grã-Bretanha, por 30 a 18, nem merece ser tão festejada assim. As britânicas só estão nos Jogos por ser o país-sede, não tem tradição alguma no handebol.

Em compensação, é necessário dedicar um olhar mais atento aos dois empates obtidos diante da Noruega, simplesmente a atual campeã mundial da modalidade, título obtido no recente torneio realizado em dezembro de 2011, no Brasil.

No primeiro jogo, na última quinta (22), houve um empate em 29 gols. No sábado, atuando nas instalações do Olympic Park, mesmo local que receberá as partidas nas Olimpíadas, as brasileiras arrancaram novo empate, desta vez por 25 a 25, depois de estarem perdendo por quatro gols de diferença no final da etapa final.

Sem pachequismo – e quem me conhece sabe o quanto este traço do torcedor brasileiro padrão me irrita -, é preciso admitir que algo muito positivo vem ocorrendo com a seleção feminina de handebol, sob o comando do sério e competente dinamarquês Morten Soubak. A participação no Mundial do Brasil, quando terminou em quinto lugar, poderia até iludir, não fossem vitórias históricas sobre França e a Rússia.

Agora, com estes dois empates diante da atual campeã mundial (e também última campeã olímpica, em Pequim 2008, é bom ressaltar), é preciso que se olhe o handebol feminino com mais atenção. Para mim, a coisa está longe de ser somente uma feliz conjunção de astros e estrelas. Alguma coisa boa pode estar pintando por aí. De repente, até mesmo em Londres 2012.

Autor: Tags: , , , ,

24 comentários | Comentar

  1. 74 Rosa 28/03/2012 6:49

    Até que enfim… alguém da impressa resolveu abrir e dirigir os olhos para o handebol brasileiro, um esporte dinâmico e emocionante, que com certeza vai trazer bons resultados para todos nós brasileiros….

  2. 73 jc 28/03/2012 7:23

    estas meninas são batalhadoras e tudo começou lá atrás com grandes precursoras, não vou citar apenas um nome ( como fazem com pelé) pois uma andorinha sozinha não faz verão, mas é uma seleção, e quem tá lá é o que há de melhor entre tantas outras que poderiam ser convocadas por terem qualidade e técnica, mas o grupo permite um determinado número de pessoas, então, nossa seleção vem se armando com bons resultados e jogos a muito tempo estas meninas tem batalhado muito, e agora este novo técnico tem aprimorado o trabalho de excelentes técnicos que já treinaram com honra esta seleção, creio que qualquer resultado que obterem em londres será melhor ainda para a olimpíada no Brasil daqui a cerca de 4 anos, se forem campeãs não me causará surpresa, se forem bem também estarão de parabéns creio que são poucas pessoas que levam o trabalho de quem vai a uma olimpíada a sério….

  3. 72 audison 28/03/2012 7:28

    Inteligência,
    Com intercâmbio de profissionais e atletas já esta mais q na hora de fazermos bonito em campeonatos importantes,boa sorte pras gatas,se precisarem de apoio,estou aqui,felicidades!

  4. 71 Ronaldo Mercadante 28/03/2012 7:38

    O handebol feminino do Brasil está evoluindo faz um bom tempo! Não ocorreu da noite para o dia.
    O problema é que a mídia só divulga alguns poucos resultados e através de pequenas notas.
    Programas do tipo “Globo Esporte” deveriam ter seu nome mudado para “Globo Futebol”, que é só o que se evidencia.
    Parabéns ao grupo do handebol feminino!

  5. 70 Paulo Sergio 28/03/2012 8:17

    Esporte é saúde, esporte é vida, no entanto o handebol ainda é pouco divulgado e patrocinado aqui no Brasil. Quem não conhece esse esporte, experimente conhecer, vale a pena.

  6. 69 Francesmin Lima dos Santos 28/03/2012 9:22

    Como ex jogador amador, e conhecedor do esporte, digo o mesmo, a seleção feminina Brasileira é um das melhores e pode sim trazer medalha de Londres.

  7. 68 Adriano Tonon 28/03/2012 10:13

    Ola Marcelo, também escrevi sobre os amistosos da seleção no meu blog (Link: http://portaldailha.com.br/esportetotal/2012/03/27/handebol-feminino-brasileiro-continua-dando-show/ )

    Inclusive, comecei o blog por causa do Ibirapueraço, naquele triste Espanha x Brasil, onde fomos eliminados das Semi Finais do Mundial.

    Esse time Brasileiro simplesmente ganhou de Russia, França, Croácia, Ucrania… e agora empatou 2 vezes com a Noruega. Perdemos da Espanha num jogo muito atípico, onde as 2 equipes estavam nitidamente nervosas e por 1 gol.

    O Brasil, no feminino, é junto com a Noruega e França, favorito a fazer a final do torneio. Eu vejo assim e isso nunca tinha acontecido antes. Fruto de uma geração espetacular e de um trabalho de intercâmbio muito bem coordenado pela Confederação.

    Acredito também que TV´s como ESPN Brasil e Band Sports ajudam muito na divulgação do Esporte.

    Bom, precisamos aproveitar o momento e mostrar ao nosso país que temos mais um esporte para torcer e que é vibrante. Vamos torcer para que os Cartolas saibam canalizar esse bom momento em ações!

  8. 67 Eduardo 28/03/2012 10:24

    Concordo plenamente, as jogadoras de Handebol do Brasil estão em plena evolução atraindo mais torcedores, olho nelas.

  9. 66 Alex 28/03/2012 10:25

    Concordo plenamente. Torci bastante por elas no Mundial em São Paulo. Foi uma lástima a derrota para a Espanha. Mas de fato as meninas estão no caminho certo. O técnico me parece muito bom, já “abrasileirado” e com total confiança das atletas. As Olímpiadas estão aí e tenho plena certeza de que no mínimo uma medalha vem! Agora é péssima a falta de divulgação… Mas justamente os Jogos de Londres podem mudar isso! Sinceramente acredito que essas meninas tão com tudo! Elas devem promover um “efeito Guga” como em 1997.

    Abs.

  10. 65 leo 28/03/2012 10:30

    sensacional resultado , considerando o pouco competitivo campeonato nacional assim como a pouca visibilidade dessas atletas. é difícilo manter j padrão de jogo em nível mundial tendo vários fatores pesando contra. Parabéns seleção nacional feminina de handebol!!!

  11. 64 Gilmar 28/03/2012 10:58

    Se tivesse o apoio da televisão, seria o esporte número 2 do Brasil, bem melhor que Vôlei e Basquete. Tem tudo que o brasileiro gosta, jogadas, dribles, gols, marcação, garras e também musas. Quer mais? Não é por acaso que é um dos (se não o mais) jogado nas escolas.

  12. 63 Lucas Savassi Figueiredo 28/03/2012 11:11

    Isso é fruto dos apaixonados pela modalidade. Os professores em nível escolar, treinadores de clubes, alunos e atletas. Todos, acima de tudo, APAIXONADOS ELO HANDEBOL.

    Lutam contra a iniciação tardia na modalidade, escassez de espaços adequados para treinamentos, falta de apoio financeiro na base e no esporte profissional, e falta de um centro de treinamento olímpico para a modalidade.

    AINDA SIM, apesar de todos esses problemas e a falta de apoio, o esporte tem crescido muito. Parabéns aos profissionais e atletas dedicados. Espero que haja cada vez mais incentivo para este esporte maravilhoso, e que de fato carece de investimentos para se manter no mais alto nível mundial.

    Chegar ao topo não foi nada fácil para o nosso país, o que dirá se manter neste nível tão elevado….

  13. 62 Diego 28/03/2012 11:16

    Jogadoras brasileiras tem um potencial incrível, pois aliam força comvelocidade… O que falta pro Brasil é maior vivência do esporte. O Brasil é muito inocente e tenta complicar coisas mais fáceis, sem falar que são esquentadinhas…
    Levo muita fé nessa geração…

  14. 61 Glauber Chrispim 28/03/2012 11:21

    Marcelo parabéns pelo texto, vc talvez seja o primeiro jornalista a perceber o grande trabalho feito na seleção feminina, sim nós somos uma grande esperança de medalha em Londres, o grande resultado obtido no mundial do Brasil nos faz pensar assim. Talvez com uma medalha o handebol, esporte que tem muitos adeptos no Brasil, deixe de ser esquecido pela grande mídia, no mundial nenhuma emissora de tv grande transmitiu os jogos e olha que ultimamente assistimos até mundial de curling em algumas emissoras.

  15. 60 julio 28/03/2012 13:20

    engraçado tiraram meu comentário sobre estas fantásticas meninas mas faze o que é pura censura

  16. 59 LIBERATO 28/03/2012 14:28

    O Brasil evoluiu muito e precisa constantemente de intercâmbio. Se transformar o handebol num esporte de massa, aí ninguém segura….

  17. 58 André Ricardo 28/03/2012 15:03

    Só por essa jogadora já merece mais atenção

  18. Marcelo Laguna 28/03/2012 15:44

    Tiraram mesmo? Vc tem certeza? Acho que não…

    abs

  19. 57 Alexandre 28/03/2012 18:28

    Foi só trazer 1 técnico estrangeiro e começar fazer o intercambio com equipes TOP, resultado viria naturalmente.
    Quem gosta e acompanha handebol no Brasil, sabe q temos ótimos jogadores(as).
    Só me preocupo, se a pressão por medalhas, atrapalhar todo o processo de evolução.
    Parabéns meninas.

  20. 56 Nicolau 29/03/2012 12:31

    Parabéns Laguna. Finalmente alguém falou com inteligência e informação do handebol feminino. Texto para o COB e, principalmente, a CBH lerem com atenção.

  21. 55 paulo s silva 05/04/2012 10:34

    o brasil tem que da mais valor a esse esporte , mais divugação é um esporte olimpico daqui a 4 anos vai se na nossa casa, temos que nos preparar para o melhor, alo vcs da emprensa vamos divugar mais, alo governo vamos envestir nesse esporte, vcs arrecadaram mais de não sei quantos trilhões em empostos será que não sobrou nada aonde está essa grana p saude , n p edc não deve está no bolso destes corruptos que são os nossos governantes.

  22. 54 peterson 30/07/2012 16:29

    E tao fraca a divulgacao do handebol brasileiro, que so hoje,lendo a sua materia,descobri que houve um mundial em nosso pais. Mas mesmo assim, agora,em meio ao segundo jogo das meninas nas olimpiadas,acredito sim em uma medalha. Parabens,bela materia.

  23. 52 Taffarel é a inspiração para goleira da seleção de handebol em Londres - Noticias Gospel - Tudo sobre o mundo gospel, notícias gospel, rádio gospel 02/08/2012 9:31

    […] Blog Espírito Olímpico: Handebol feminino merece um olhar mais atento […]

  24. 51 A.Barros 05/08/2012 23:20

    Acho que pensar em medalha de ouro e muita pretensao, pois penso que as meninas do handebol ja fizeram historia e tomara que olhos se abram para esta modalidade dinamica e fascinante e que as autoridades ponham mais atencao e profissionalizem o handebol no Pais, assim nossas jogadoras nao precisaram sair daqui para demonstrar o talento e a garra do handebol brasileiro que ja vem fazendo bonito nao so nas olmipiadas como em outros campeonatos internacionais. Justica seja feita, times como Russia e Franca (monstros no handebol) ja respeitam a verde amarela quando entram em quadra. Obrigado mais uma vez a todas voces por nos fazerem sonhar com uma medalha olimpica no handebol… toda sorte do mundo…

Os comentários do texto estão encerrados.