Publicidade

quarta-feira, 9 de novembro de 2011 Almanaque, Ídolos, Olimpíadas, Vídeos | 13:17

A dura volta de Ian Thorpe

Compartilhe: Twitter

Não está sendo nada fácil a vida do australiano Ian Thorpe, que decidiu pendurar o pijama, vestir a sunga novamente e retomar a carreira de nadador. Um dos maiores atletas das piscinas em todos os tempos, Thorpe tem em seu currículo nada menos do que cinco medalhas de ouro olímpicas, três delas conquistadas nos Jogos de Sydney 2000, quando venceu os 400 m livre e os revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livre. As outras duas vieram em Atenas 2004, nos 200 e 400 m livre. Ao totodo, o australiano conquistou oito medalhas em Jogos Olímpicos. Em campeonatos mundiais, desempenho ainda mais impressionante: foram 11 medalhas de ouro ao long0 da carreira

Mas nem todo este histórico espetacular está impedindo que o “Thorpedo” (apelido que ganhou no auge da forma) leve uma surra em sua tentativa de retomar a carreira, após a aposentadoria anunciada em 2007. Na semana passada, ele simplesmente não conseguiu se classificar para as finais dos 100 m livre e 100 m medley da etapa de Pequim da Copa do Mundo em piscina curta.

Aos 29 anos, é muito difícil dizer se Thorpe conseguirá retomar a antiga forma até os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, que foi a grande motivação para seu retorno. Mas é injusto cravar que o australiano jamais irá repetir os feitos do passado.

Em 2000, nos Jogos de Sydney, vi de perto uma das grandes façanhas de Ian Thorpe, quando ele integrou a equipe australiana que bateu os EUA no revezamento 4 x 100 m livre. Foi a primeira vez que os americanos perderam esta prova em Olimpíadas. Nos 100 m finais, o duelo entre Thorpe e Gary Hall foi eletrizante, vencido pelo australiano nos metros finais. O Sydney Aquatic Centre quase veio abaixo, tamanha a festa de torcedores e voluntários. Simplesmente espetacular.

As imagens abaixo retratam bem o que o “Thorpedo” representa para a natação. Tomara que ele retome à antiga forma.

Autor: Tags: , , , ,

2 comentários | Comentar

  1. 52 Thorpe fica fora da final dos 100m borboleta em Tóquio « CrystalTube 13/11/2011 10:16

    […] Leia mais sobre o retorno de Ian Thorpe no blog Espírito Olímpico […]

  2. 51 Ian Thorpe se decepciona com eliminação precoce após cinco anos « CrystalTube 12/11/2011 18:06

    […] Leia mais sobre o retorno de Ian Thorpe no blog Espírito Olímpico […]

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.