Publicidade

quarta-feira, 22 de abril de 2015 Ídolos, Isso é Brasil, Olimpíadas, Seleção brasileira | 20:47

Anderson Silva na seletiva do taekwondo é o fim da picada

Compartilhe: Twitter
CBTKD/Divulgação

Anderson Silva participa da entrevista coletiva ao lado do presidente da CBTKD, Carlos Fernandes

Tudo foi muito bem ensaiado, milimetricamente estudado, como mandam os bons manuais dos magos do marketing corporativo. A entrevista coletiva de Anderson Silva, astro do MMA que pleiteia um lugar na equipe olímpica do Brasil de taekwondo para as Olimpíadas do Rio 2016, bem poderia ser um destes “cases” de eventos de sucesso para qualquer empresa de assessoria de imprensa ou relações públicas. Mas foi na verdade um soco na cara do movimento olímpico e também um grande golpe de marketing.

Tudo que cercou a coletiva desta quarta-feira parecia ser antecipadamente estudado. Primeiro, a entrada no auditório com uma hora de atraso, ao lado de várias crianças, todas trajando quimonos brancos. Depois, as palavras escolhidas com cuidado (“Não estou aqui para desagregar, mas para unir forças” e “É um desafio que estou disposto a enfrentar e não estou com medo de passar vergonha”), para não causar maiores embaraços com seus futuros companheiros e rivais por uma vaga olímpica. Houve até mesmo vetos antecipados para perguntas incômodas, a respeito do mal explicado caso duplo de doping do lutador brasileiro no período de sua luta contra o americano Nick Diaz. Afinal, aquele era um evento de celebração, não cabia dar voz a questionamentos aborrecidos, não é mesmo?

A confirmação de que o “Spider” poderá disputar a seletiva dos pesos pesados (acima de 80 kg) para a seleção brasileira de taekwondo precisa ser encarada de duas formas. A primeira, trata-se de uma esperta estratégia de marketing que atende aos interesses dos dois lados, CBTDK (Confederação Brasileira de Taekwondo) e do próprio lutador. O presidente da entidade, Carlos Fernandes, admitiu que o interesse do lutador em voltar ao esporte que o colocou nas artes marciais equivaleria a um ‘bilhete premiado da Mega Sena”.

E mais: Anderson Silva no Rio 2016 é marketing e nada mais

Para Anderson Silva, o assunto não poderia vir em melhor hora. Seu julgamento pela Comissão Atlética de Nevada sobre o doping na luta contra Diaz deve ocorrer no próximo mês de maio. E nada melhor do que criar uma nova história de superação para atuar como cortina de fumaça do ponto mais baixo da carreira de um atleta que não se dá o direito de mostrar qualquer faceta negativa.

A outra forma de ver o que foi sacramentado nesta quarta-feira é uma facada profunda nos princípios do esporte olímpico. Em primeiro lugar, a confederação ‘rasgou’ seu regulamento, sem dó nem piedade. Por mais que Fernandes diga (como o fez na coletiva) que o ranking olímpico – classificação criada pela federação internacional para cada país poder ter um parâmetro de formação de suas equipes – não contará para a seletiva e que Anderson Silva “não entrará pela janela”, ou seja, terá que lutar para conseguir sua vaga, na prática a coisa é bem diferente. Anderson Silva, que não participou de nada do último ciclo olímpico do taekwondo, já terá oportunidade de participar das seletivas.

Certamente alguém, que batalhou nos últimos quatro anos sonhando com a possibilidade de defender o Brasil nas Olimpíadas do Rio, ficará de fora. Isso é óbvio.

Há ainda o aspecto moral, o do doping. Estamos falando de um mega evento esportivo que luta há anos para tentar limpar sua imagem de atletas trapaceiros, como os alemães orientais, como Ben Johnson, como Marion Jones. Anderson Silva testou positivo para duas substâncias anabolizantes. Se o UFC fosse signatário da Wada (Agência Mundial Antidoping), o brasileiro já teria seu “sonho olímpico” enfiado no buraco. Mas como o UFC é uma terra de ninguém no que diz respeito ao doping, o Brasil poderá ter em 2016 um atleta que se dopou e não foi punido adequadamente brigando por uma medalha de ouro.

Ainda muita água irá rolar até janeiro do ano que vem, data prevista para a seletiva. Muito também irá se discutir se a presença de Anderson Silva é válida ou não, é eticamente aceitável ou não. Se ele for aos Jogos, os organizadores vão esfregar as mãos de satisfação, com o retorno de imagem e de venda de ingressos que a presença do brasileiro irá trazer.

Por enquanto, vejo tudo como uma grande derrota do esporte.

Autor: Tags: , , , , , ,

34 comentários | Comentar

  1. 84 Master Marcos Starling 25/04/2015 11:19

    Penso que um dos problemas do Brasil é que as autoridades escolhem meios de conseguir o que querem usando atalhos como aproveitar da fama dos outros e fazer marketing de alheios ao invés de andar com as própias pernas. Este é um defeito que muitos tem, de colher os frutos do nunca plantou. Tentar conseguir marketing e fama por meios não dígnos faz com que a integridade do esporte no país seja comprometida ao ver daqueles que agem com integridade. Há muitos atletas que dedicaram suas vidas ao esporte e merecem ser promovidos, apoiados e treinados por especialistas pago pelo nosso governo e não apoiar quem não tem história no esporte aclamado. Só existe dois caminhos no mundo: o certo e o errado, a mentira não se torna verdade, o mal não é o bem, o errado não se torna certo, só porque a maioria concorda. Honra e Integridade no esporte marcial é tudo. GM Starling

  2. 83 Antonino T Bueno 24/04/2015 10:25

    Não quero ser o Juiz da humanidade, nem mesmo dos bandidos, mas este ‘ Spider” fajuto, não representa nenhum ideal olímpico nem mesmo esportivo, em toda a sua vida praticou um tipo de ‘ marmelada’ , ou seja uma representação teatral de lutas, que todos nós sabemos que é falsidade ideológica, pois ‘ apenas’ servem para enganar os mais jovens e os incautos, não acrescentando nenhum valor moral ou social… Além destes ‘ predicados, agora descobrimos que o tal ‘ Anderson fala fino’ ainda usa drogas e anabolizantes
    para apresentar uma condição física que não possui, portanto o individuo é uma ‘ fraude total’ … por favor botem ele pra fora , senão vai manchar os jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2015….

  3. 82 Valdsinei Santos 24/04/2015 1:23

    Eu lutei Boxe até os 20 anos, estou com 35, será que posso disputar a seletiva olímpica também?????

  4. 81 Rodinei 23/04/2015 17:26

    Uma pergunta. Quem irá transmitir a seletiva do Taekwondo???? Globo ou Record?????
    Isso virou mais importante do que seletivas de esportes em que temos mais medalhas como natação, ginástica, atletismo e judô.

  5. 80 Rodinei 23/04/2015 17:23

    Isso tudo quem deve estar satisfeito é a REDE GLOBO e os patrocinadores do Anderson Silva, principalmente o Burguer King…e claro, o reflexo para a CBTKD será imenso, daí que vem o lado positivo, imagine o avanço do Taekwondo para as olimpíadas de 2020 pelo menos chegar perto no Judô. Seria sensacional mesmo.

  6. 79 Guilherme 23/04/2015 12:28

    É MIMIMI SIM. Não precisa ofender, prove seu ponto oras! Pra mim é simples: se o cara realmente é lutador de TKD, e a federação aceita sua inscrição, e ele ganhar sua seletiva, e passar no antidoping, vai lutar e ponto. Se o atleta estiver se preparando há 20 anos e perder na seletiva, não merece ir pras olimpíadas. Não se ganha o direito de representar o Brasil por “tempo de serviço”, mas por competência. Não acho vergonha nenhuma buscar enviar os melhores atletas, devidamente selecionados, a ainda fazer uma jogada de marketing. Se o atleta que “se prepara há anos” for bom, não tem com o que se preocupar.

  7. 78 carlos alberto 23/04/2015 8:40

    caso ele entre na competição Olimpica, será a consagração de que este pais não é sério!
    O espeirito Olimpico não combina com o Anderson Silva!
    Alias há muito tempo Olimpiadas é sinonimo de muuuita grana.
    O seu Aranha deve, antes de mais nada, limpar sua imagem, provar que não se drogou para ter beneficios corporais. Provar pra todos e pra si mesmo que é digno de sustentar os cinturoes que conquistou. Caso contrario, sera um mito tido como galhofa!!!

  8. 77 ruan 23/04/2015 8:38

    Tomara que tome um coro bem tomado. Tá com um ar de já ganhei o ouro. Tem antidoping nas olimpíadas? Bateu o desespero de cair no esquecimento.

  9. 76 Sergio 23/04/2015 8:29

    Quanto ao doping ainda não foi julgado (presunção de inocência). Aspecto moral que para países como França, EUA, Rússia, Alemanha entrer outros não existem. Quanto a quem treinou, se não vencer o Anderson é porque não merece representar o Brasil. Idolo no esporte tem que ter tratamento diferenciado porque agrega valores. Participando do processo seletivo, preenchendo os requisitos, vai o melhor. Quanto a oportunismo e a ambição de Anderson em aproveitar oportunidades, isto é natural de um vencedor.

  10. 75 silvio pavesi 23/04/2015 8:26

    Ninguém iria olhar as lutas de taekwondo , com o Spider seria um dos esportes mais visto , imagina o grande campeão lutando no Rio 2016 , e ainda por cima dopado , não tem pra ninguém , é ouro para o Brasil , pode botar no peito que essa já é nossa , vai Brasil !!!!

  11. 74 Prof. Rui 23/04/2015 8:25

    Saudações!

    O brasileiro tem a mania de opinar sobre assuntos que desconhece e expor sua ignorãncia em vitrine. Se o atleta não cumpriu as fases eliminatórias previstas ( campeonatos, torneios, índices, elimnatórias, etc. ) é óbvio que não pode chegar agora e representar a modalidade em nome do país. Chega de dar jeitinho. Independente de qualquer acusação, verdadeira ou falsa, este não é o caminho e nem o exemplo que precisamos dar ao mundo.

  12. 73 eduardo 23/04/2015 8:09

    Terráqueo, você não tá entendendo! Se o “cara” já está assumindo possíveis compromissos com outro esporte é porque ele já sabe que vai ser condenado.
    Assim fácil, não participa há anos de campeonatos e de repente surge para disputar vagas com atletas que se dedicam há anos ao esporte e munidos de vontade de representar nosso país, contrariando regras das seletivas!
    Tudo isso sem se falar que o”cara” se dopou para voltar mais rapidamente de uma gravíssima contusão!
    Qual é? Flagrado em dois testes e jura inocência? Parece político brasileiro!

  13. 72 george 23/04/2015 6:38

    quem for melhor que vença ele, horas…….nao vejo problemas…….

  14. 71 RICARDO 23/04/2015 6:25

    ELE TINHA QUE NO MINIMO SE ENVERGONHAR.

  15. 70 Carlos Armando Marchelle 23/04/2015 5:52

    O sr. Anderson Silva querer participar nas Olimpíadas no Taekwondo é brincadeira de mal gosto…até agora não dá para engolir o problema do doping desse cidadão…na verdade todo aquele glamour que esse cara tinha no esporte foi pro ralo com o caso de doping….sinceramente eu acho que pra muita gente e principalmente pra mim esse cara se queimou…não existe mais ânimo nenhum pra torcer para um cara que se dopou.

  16. 69 Enivaldo 23/04/2015 5:05

    SImples, se ele lutar e ganhar. Ele tem mais chances de ganhar, afinal venceu quem só faz isto há mais de 4 anos. Olimpíadas não é caridade, o com mais chances de medalhas é quem eu quero que compita. Não importa se pedro ou francisco. O com mais chances tem que ir.

  17. 68 Janaina 23/04/2015 3:07

    Não é mimi idiota! Ele não pode participar pq é um péssimo exemplo. E temos atletas batalhando por uma vaga seguindo regras para classificação…e o malandro vai direto para as seletivas… Tem atleta batalhando já mais de4 anos…

  18. 67 Guilherme 23/04/2015 2:05

    Poxa que chatice, é simples, testa ele, se o antidoping der negativo ele luta, se se classificar ele vai pro RIO 2016. PONTO. Vamos parar de mimimi.

  19. 66 José Roberto 23/04/2015 1:01

    Esse cara é um picareta, não tem moral para continuar atuando no esporte .Principalmente nas Olimpíadas.

  20. 65 Assis 23/04/2015 0:43

    Desculpe,
    com todo respeito pela carreira do Anderson, mas esta tudo errado.

  21. 64 Wagner de Oliveira 22/04/2015 23:53

    Por que o fim da picada? Vai disputar a seletiva. Se ganhar a vaga é porque é melhor que os outros lutadores. Se for pior, vai perder. Ninguém ganha só como nome. Se os outros forem melhores, que provem atropelando ele.

  22. 63 Renato 22/04/2015 23:40

    Anderson Silva foi grande ídolo de um esporte que podemos até questionar, mas o cara tem raça, tem carisma e é um bom atleta, acho que o doping deve avaliar não só a presença de certas substâncias, mas também qual a quantidade mínima para que ela interfira nos resultados.

  23. 62 Magali 22/04/2015 23:09

    Gente só acho que se o AS tivesse no auge do UFC todo mundo estaria dando graças dele participar das Olimpiadas. Sabe o problema é que o brasileiro tem memória curta!
    Se é jogada de marketing ou não isso eu não ganho nada e nem ninguém!

  24. 61 Chuck Norris 22/04/2015 22:53

    Qual o problema, vai haver uma seletiva, se ele tiver a qualificação necessária vai para os jogos. Bando de hipócritas falando em espírito olímpico num país que menospreza o esporte, no esporte que é o melhor é o que vai, simples assim, ele será testado, se for bom vou torcer por ele nos jogos.

  25. 60 grogero 22/04/2015 22:29

    Se o spiderman estiver federado e competindo regularmente qual é o problema? O doping? Nos Estados Unidos para se eliminar um atleta com o objetivo de deixar um yankee na parada as federações fazem de tudo, até forjar um doping com parâmetros válidos para uma só federação, ou seja, acreditar piamente nos yankees é o mesmo que vender a alma para àquele. Se o Spider para nas seletivas vai ser mais um show man nas olimpíadas, agora moralismo olímpico é só no Olimpo.

  26. 59 Gilberto 22/04/2015 22:16

    O Anderson está demonstrando ser um pilantra, cara de pau e antidesportista. Nâo me admira ter gente disposta a levar adiante esta palhaçada. Pobre Brasil.

  27. 58 Gilberto Signori 22/04/2015 22:11

    Um pilantra numa terra de pilantras….estamos mesmo no fundo do poço.

  28. 57 Janaina 22/04/2015 22:05

    Qual é o problema? No Brasil só ascendem pessoas desonestas.

  29. 56 luciano lamb 22/04/2015 22:01

    Pra mim é a Rede Globo trabalhando nos bastidores.

  30. 55 vagner 22/04/2015 21:54

    É lamentável aceitarem AS para seletiva, enquanto muito vem ralando anos para participar da Olimpiada, acho melhor justificar muito bem o doping, deixa para aquele que lutaram por muito tempo.

  31. 54 Terráqueo 22/04/2015 21:52

    Me irrita demais essa ditadura moral. Se o cara ainda não foi julgado, não há que se falar em dolo. Esperem a consumação nos tribunais pelo menos. Isso é direito constitucional. E sobre a olimpíada, o cara vai passar por uma seletiva… Se atende aos requisitos mínimos, porque não? Pura verborragia essa história de gente se preparando por 4 anos… Se tem alguém melhor, paciência. Treina mais 4 anos.

  32. 53 José Pires 22/04/2015 21:48

    O amadorismo de dirigentes esportivos deixa triste o admirador de qualquer esporte. A “cara de pau” faz com que fabricantes de “óleo de peroba” revejam suas fórmulas para continuares no mercado. Lamentável…

  33. Marcelo Laguna 22/04/2015 21:43

    Alan, só acho que a presença do Anderson Silva se: 1) ele não estivesse suspenso por doping de anabolizantes; 2) tivesse cumprido o ciclo olímpico, como qualquer atleta comum. Só o item 2 já basta pra mim. Abração

  34. 52 Alan 22/04/2015 21:28

    Por enquanto eu vejo tudo como uma jogada de marketing. Eu acharia legal a presença do AS se ela não fosse a custa da vaga de outro atleta.

    Não pretendo comprar ingressos dessa categoria… rs. Deus deixando, eu conseguindo algum, quero ver o sonho olímpico e não o $$$onho olímpico.

  35. 51 Joseph Stone 22/04/2015 21:21

    Lamentável o CBTKD, e o Comitê Olímpico Brasileiro aceitar uma palhaçada desta.
    Muito mais lamentável é o Anderson Silva, ter a cara de pau de aceitar esse tipo de coisa.

    Ele tem é que abaixar a cabeça, pedir desculpa ao povo brasileiro. Há atletas do taekwondo que estão há anos se preparando por essa vaga, e agora estão sujeito a perdê-la por um atleta que se dopou, recentemente, duplamente comprovado. VERGONHA

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.