Publicidade

sexta-feira, 11 de abril de 2014 Isso é Brasil, Olimpíadas, Política esportiva | 12:56

Ainda há tempo para salvar as Olimpíadas de 2016. Já a imagem do Brasil, não

Compartilhe: Twitter
Canteiro de obras do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, em Jacarepagua: COI resolveu por a mão na massa de vez

Canteiro de obras do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, em imagem de abril: COI resolveu por a mão na massa de vez

Antes de mais nada, é importante esclarecer que este blogueiro não defende partido A, B ou C. Ou seja, as críticas deste post dizem respeito apenas à maneira desastrada como os governantes deste país lidam e maltratam o esporte brasileiro e com tudo o que o cerca.

A atitude tomada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nesta quinta-feira, dia 10, quando decretou uma intervenção na organização das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, significa, em poucas e duras palavras, no maior vexame do Brasil desde que foi eleito para receber o mega evento, no já distante 2009.

Nunca, veja bem, nunca na história dos Jogos Olímpicos o COI precisou entrar em cena desta forma para assegurar que sua maior e mais badalada competição pudesse ser realizada. Nem Atenas e os conturbados Jogos de 2004 viveram algo semelhante.

>>> Relembre: Eduardo Paes diz que Rio 2016 deixará Barcelona “no chinelo”

O que o COI colocou perante à comunidade esportiva internacional foi a incompetência e falta de maturidade de dirigentes e políticos brasileiros para administrar e organizar um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos.

Fique claro também que esta análise não está contaminadas pelo famoso “Complexo de Vira-Latas” – argumento frequente daqueles que estão sempre vendo uma teoria da conspiração atrás de tudo -, mas apenas constata o quanto ainda somos despreparados para encarar uma tarefa complexa, extremamente cara e que precisa ser tocada desprovida de vaidades.

Por tudo isso, é de causar espanto as palavras do diretor-geral do Rio 2016, Sidney Levy, em entrevista à Folha de S. Paulo desta última quinta, quando disse que as federações internacionais que reclamam dos atrasos às vezes exageram em suas solicitações. Como assim? É só dar uma rápida olhada no Complexo Esportivo de Deodoro, que receberá 11 modalidades esportivas e cuja licitação das obras nem foi aprovada? E o que dizer da não divulgação da Matriz de Responsabilidade, que estipula as obrigações de cada um dos seus signatários (leia-se poderes Federal, Estadual e Municipal) para com a organização e realização dos Jogos, a pouco mais de dois anos para a abertura do evento?

Embora com palavras amáveis, o recado passado nesta quinta-feira por Thomas Bach, presidente do COI,  a Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio 2016, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e até mesmo à presidente Dilma Roussef foi simples e direto: estamos assumindo para evitar um fiasco!

Não acredito em risco de mudança de sede. Os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro, sem dúvida. Mas ocorrerão com tudo feito às pressas e o sob vigilância constante do COI, com medo de novos atrasos. Se ainda há como salvar as Olimpíadas de um fracasso retumbante, o mesmo não se pode dizer da imagem do Brasil como organizador de um grande evento esportivo, irremediavelmente destruída depois deste 10 de abril.

Autor: Tags: , , , , , ,

22 comentários | Comentar

  1. 72 MARCELO 15/04/2014 11:42

    O COI PERCEBEU QUE PODE LUCRAR AQUI NO BRASIL COM AS OBRAS, DECIDE JOGAR O NOME DO PAÍS NA LAMA, E FAZ ESSA MANOBRA POLÍTICA JUNTO COM POLÍTICOS DAQUI PARA TER OBRAS EMERGENCIAIS E MAIS CARAS COM A DESCULPA DE NÃO PODER PERDER TEMPO. NOSSO PAÍS É UM DOS MAIS CORRUPTOS DO MUNDO, TODA OBRA TEM SUPERFATURAMENTO COM CERTEZA. CONTEM NOS DEDOS OS DIAS PARA O ANUNCIO DO AUMENTO DO ORÇAMENTO DAS OBRAS OLÍMPICAS.

  2. 71 massakatu sakai 12/04/2014 9:46

    ainda há tempo de procurar outro país para realizar as olimpiadas de 2016,se demorarem para decidir não haverá olimpíadas.Este governo é uma vergonha,sou descendente de japonezes ,morei 17 anos no japão, e ví capacidade dos japonezes para contruir edifícios e obras de infraestruturas,estamos a menos de 2 anos das olimpíadas e não há nada pronto, como o coi acredita que ainda haverá tempo.

  3. 70 robson 11/04/2014 23:48

    é só eu ou mais alguém percebeu que isto é uma puta manobra ” de justificativa ” para execução forçada das obras em caráter emergencial, sem maiores licitações ?

    Brasil, um país de tolos !

  4. 69 Wlademir Escudero 11/04/2014 22:09

    Fica muito claro até para o mais confiante leigo que, quanto maior o atraso nos projetos seja ele qual for, a comissão, a corrupção e as vantagens dos amigos do poder serão bem maiores do que se tudo correr dentro de algum planejamento sério…

  5. 68 Jose Maria 11/04/2014 21:56

    Lula mentiu para a FIFA, deu um aval de m… e os gringos foram na dele. A vergonha é nossa. Hoje nos vêm com olhos esbugalhados, são esses os que nada fazem corretamente, que tem governos assim, que mentem, que prometem e não cumprem? Resta ao povo brasileiro dizer; – Não somos assim, somos povo honesto, digno e honrados. Agora, o governo que temos, o PT…, deixa a desejar, creiam.

  6. 67 Profeta 11/04/2014 21:42

    Ainda pouco vi um documentário sobre estudos feitos por cientistas estrangeiros com indígenas ianomãmis na Venezuela, foram acusados de praticar sexo inclusive com e de propagar doenças e fazer experiências com os indígenas e quase os dizimaram, isto me faz crer que eles levaram a aidis para a áfrica. Agora o que estes gringos vem fazer nas favelas do RJ? Será que vai aparecer uma nova doença?

  7. 66 bil 11/04/2014 21:07

    E interessante este monte de “eleitores” “leigos”e “inocentes” parece um monte de criança reclamanfo o roubo do pirulito. Ora vamos parar com essa hipocresia ninguém foi iludifo, esse e o preço que se paga pela imaturidade politica dos “brasileiros”. Porque não decidsm por prebecito acabar com “voto obrigatório” e sim o facultativo. Depois vem o arrependimento o choro e o ranget dos dentes, não adianta se descabelar…já era… já foi.
    Aprendam ser cidadãos verdadeiros e não marionetes.
    Tofos esses que estão fszendo critica na verdade são farinha do mesmo saco.

  8. 65 Luis 11/04/2014 20:48

    Acho que é hora (já passou!!) de reconhecer com muita humildade que não temos condições e capacidade para organizar um evento deste porte e oficialmente abdicarmos das Olimpiadas. A comunidade internacional vai entender e nos salvaremos de um vexame muitas vezes maior!

  9. 64 wanderley 11/04/2014 19:29

    meu querido. eu sei que nosso BRASIL, não tem experiencia para organizar um evento tão importante como copa do mundo e olimpiada. mas é fazendo que se aprende. eu acredito no BRASIL, e no nosso povo e tenho certeza que faremos dois grandes eventos que vai deixar todo aquele que ama este país orgulhoso. saiba o senhor que a escolha do pais sede leva em consideracão a capacidade economica e não a experiencia. por este motivo nós não veremos um evento desta importancia em um país pobre

  10. 63 Fabiola Louzada Carvalho 11/04/2014 18:44

    + quem mandou acreditar em pt ainda + em 1 moluscolo chamado lula.

  11. 62 Marcirio 11/04/2014 18:35

    O comentarista fala em soberania do país; isso é hilário! Que soberania coisa nenhuma, o Brasil é um país que não é respeitado porque não ´[e um país sério. Lembram-se do episódio do avião da FAB que foi invadido pela polícia na Bolívia, o Celso Amorim dentro? Quem foi que exigiu desculpas? NINGUÉM! Portanto, isso é como casa da mãe Joana. Também não cumpre os compromissos.

  12. 61 milton 11/04/2014 18:08

    Quem vai votar para o PT ? Somente quem não tem noção do que é ser administrador, principalmente quando se trata de um país.

  13. 60 ivan 11/04/2014 18:04

    E aquele arrogante,patife,e incapaz do prefeito Eduardo Paes,tirando todo mundo por idiota dizendo que tudo esta dentro dos cronogramas,se nem licitação foi feita p/ a maioria das obras,e certamente caso faça alguma sera serviço porco/totalmente atrasada/e super faturada,eles enganaram os outros paises concorrentes,os quais todos tinham otimas condições estruturais,e economicas……………estes malditos certamente vão nos matar de vergonha como nação e povo.

  14. 59 flávio gonçalves bastos 11/04/2014 17:57

    Um evento que serviria para mostrar o nosso país ao mundo, mostrará nossa incompetência . Daí quando, alguns de nós for para o exterior e for reconhecido como brasileiro, dirão; ali vai /
    um Brasileiro e depois cairão em gargalhadas! kkkkkkkkkkkkkkkk, como quem diz; aquele Bra
    sileiro é um incompetente!! É uma pena, pois quem teria que passar por isso seria, os politi /
    CUSINHOS!.

  15. 58 MARCELO FIGUEIREDO 11/04/2014 17:51

    Pais comandado por safados, é isso aí……nada para os outros e tudo para eles….correu e esta correndo muito dinheiro…..em troca de pouco coisa e tud
    A copa vai ser problema e as olimpiadas sera uma vergonha….não adianta….senão mudar o VOTO, e disso pra pior…. porcaria…..
    Lamentavel…..

  16. 57 Rafael Nunes 11/04/2014 17:48

    A lógica se cumpriu. Lá nos primórdios, começaram uma história de trazer estes dois eventos alegando a capacidade para realizá-los. O que não entendo, é como os principais organizadores como o COI deixou isso vir pra cá? Sabendo que vivemos num país onde os interesses políticos lavam o dinheiro na cara do povo Brasileiro, e depois convertem em Iates, Helicópteros, e viagens para a família, amigos, amigos dos amigos, cachorro, papagaio etc….
    Agora convivam com a situação, pois isso já estava escrito nas estrelas……

  17. 56 Carlos Peçanha 11/04/2014 17:08

    Infringindo a soberania nacional?????????? Meu caro, o Brasil PEDIU para ser escolhido sede da Copa e olimpíadas, existe um contrato, foi apresentado vídeo e simulações de como seria a preparação destes eventos, então o que houve foi simplesmente um engodo!!!! O Brasil não tem e nunca teve condições de organizar um evento deste porte, os políticos riram vergonhosamente com desdém dos países que perderam para o Rio, e agora?????Não tiveram a mínima competência para fazer nada, posso falar aqui do Rio de Janeiro, o Prefeito criou dezenas de secretarias para usar como cabides de emprego, tem diversos secretários e assessores ganhando mais que ministro do STF, mas não sabem fazer nada, contratam empresas sem licitação, há um rio de dinheiro sendo jorrado para os bolsos de “empresários amigos”, o resultado nós podemos ver: obras mal-feitas, trânsito caótico, falta de segurança, truculência, e etc. Vocês viram o carro do Papa preso no engarrafamento? Precisa falar mais?????VERGONHA MUNDIAL!!!!!!!!!

  18. 55 Alberto Murray neto 11/04/2014 16:14

    Marcelo, a gente avisou desde o princípio que isso não daria certo. E éramos chamados de não patriotas. Ainda bem que a um grupo de gente boa esse pessoal nunca enganou. Abraços.

  19. 54 maurcio 11/04/2014 14:31

    Ridiculo, humilhante, vergonhoso !!! realmente o brasil e um povo? acho que é um amontoado para definir melhor nossa condição e jamais chegara ser uma nação, a começar pela raça de de vergonhosos e corruptos politicos que temos, não fazem investimentos em educação para continuar se perpetuando na politica, porque e nais facil liderar e enganar para roubar um bando de burros e analfabetos, do que passar a perna em uma nação com conhecimento dos seus direitos e deveres…. Copa do mundo, olimpiadas, pra que qual a finalidade, (roubar é logico)…………………,”” vamos construir o estadio do bando de loucos com dinheiro publico, fica mais facil roubar, porque esses trouxas analfabetos preferem um estadio pro time de futebol do que ter educação!!!! educação pra que, educação não da voto….. pelo contrario vai acabar nos tirando…………, infelizmente essa é nossa realidade, esse é o pensamento de quem entra pra politica, porque ser politico nessa merda de pais e pra roubar é não para fazer algo de bom pro seu semelhante… então como pode dar certo aqui algo que é feito para deixar coisas boas para a nação que a organiza como as olimpiadas, se aqui nessa merda de pais a grande maioria só pensa em roubar, matar porque é assim que nossos governantes nos ensina .

  20. 53 Razor 11/04/2014 14:25

    Mas isso é a cara e a marca do PT.
    Não faz nada…não faz nada…e aí dispara contra o tempo e desanda a fazer contratações sem licitação, sem controle externo e tudo custando umas cinco vezes mais caro!
    Isso já estava programado pelo Lula desde o dia em que o nome do Rio de Janeiro foi aprovado – saiba-se lá por quais caminhos tortuosos e desvios mascarados.
    E lá se foi um autódromo histórico, destruído para – por enquanto…NADA!

    E se nas obras (onde eles ganham o seu sujo dinheirinho) está assim, imagina como será o desempenho dos atletas – que recebem ZERO de apoio (quando os governos não os atrapalham!).

    Tristes trópicos, meu amigo…

  21. 52 Rubens Lace 11/04/2014 14:14

    A intervenção da FIFA, com todas as suas exigências, e agora a do COI, não estão, de alguma forma, infringindo a soberania nacional? Estou de acordo com o relaxo com que foram tratados os dois eventos, mas dai a aceitar todas as exigências, exigências estas que oneraram tremendamente os custos das obras (sem falar de possíveis desvios), e provocando a revolta de todo o povo brasileiro que vê o dinheiro que poderia melhorar o tripé exigido pelo povo, saúde, educação e segurança chegar a valores exorbitantes, alguns acima das verbas destinadas a estas três solicitações reivindicadas nas manifestações do povo. Eu creio, em minha humilde opinião, que o Brasil faria melhor em abrir mão destes dois eventos, justificando, não a incapacidade de realizá-los, mas que a verba a eles destinados seriam usadas para melhorar a vida dos brasileiros.

  22. 51 Julio 11/04/2014 13:52

    A manchete diz que “há tempo de salvar as Olimpíadas de 2016”. Mas quais são essas olimpíadas em 2016? Não será apenas uma olimpíada em 2016 no Rio? Outras serão onde e quando?

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.