Publicidade

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 Imprensa, Isso é Brasil, Olimpíadas | 14:36

Novidade na (des)organização do Rio 2016: esportes sem teto

Compartilhe: Twitter

Imagem da provável arena provisória para os saltos ornamentais de 2016, no Forte de Copacabana

A recente visita da comissão de coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para as Olimpíadas de 2016,  que se encerra nesta quarta-feira, no Rio, ganhou de presente uma desagradável notícia: cinco modalidades que serão disputadas nas próximas Olimpíadas ainda estão com seus locais de competição indefinidos. A 1.262 dias para a abertura dos Jogos, estes esportes estão, literalmente, sem teto.

Reportagem desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo mostra que o Rio 2016 ainda não sabe onde ocorrerão as disputas do basquete, esgrima, hóquei na grama, rúgbi e saltos ornamentais. Este último, por exemplo, tem como sugestão proposta pelo comitê organizador ser disputado em uma arena provisória, montada no Forte de Copacabana. Isso porque a Fina (Federação Internacional de Natação) solicitou que o complexo do Maria Lenk – aquele que custou R$ 85 milhões na época de sua construção, no Pan 2007, para ter “padrão olímpico” – receba somente os jogos do polo aquático.

Detalhe importante: o valor desta arena provisória não foi orçado ainda…

O basquete, segundo o Rio 2016, precisaria ter alguns de seus jogos marcados na arena que será construída no Parque Olímpico transferidos para o ginásio do Complexo de Deodoro, a 19 km de distância. Só que esta mudança atrapalharia a disputa da esgrima, que precisaria ser acomodado de acordo com o calendário.

O hóquei na grama está num impasse. Originalmente, a disputa ocorreria em Deodoro, mas a federação internacional da modalidade quer que seja realizado no Parque Olímpico, para ter mais visibilidade, pedido negado pelos organizadores. Ou seja, impasse à vista. Pior ainda está o rúgbi seven, modalidade que estreia no programa olímpico em 2016. Inicialmente, as partidas aconteceriam em São Januário, mas o local foi vetado por não apresentar garantias financeiras para as reformas. O Rio 2016 ofereceu o estádio do Bangu, em Moça Bonita. Os dirigentes ainda não se manifestaram a respeito.

E sempre vale recordar que há ainda uma bela indefinição a respeito do local de construção do campo de golfe. O atraso no início das obras envolve inclusive uma complicada disputa judicial.

O tal cartão amarelo que o Jacques Rogge disse não esperar dar ao Rio 2016, pelo jeito, poderá ser mostrado mais cedo do que se imagina.

Autor: Tags: , , , , , , , , , ,

10 comentários | Comentar

  1. 60 Douglas 21/02/2013 1:33

    KKKKKKKKKKKKKKKKK, Brasil, mostre a sua cara!!!
    e da-lhe politicagem, viva o PT, PSDB e outros tantos P…
    Isso é uma V E R G O N H A!!!!!!!!

  2. 59 cris 21/02/2013 0:56

    o povo esta feliz com a COPA ,afinal vai ter cerveja, nao havera trabalho no dia do jogo do Brasil,que espero que seja somente um jogo.MAIS ATENÇAO POVO, SE PASSAR MAL,PRECISAR DE UM LEITO ,DIRIJA SE AO MARACANA AS ACOMODAÇOES SERAO DE PRIMEIRA,AGORA SE QUISER IR AO HOSPITAL O POVO TERA, CAMA NO CHAO,REMEDIO VENCIDO,CENTRO CIRURUGICO ESSE NAO PERTENCE AO POVO,AGORA AOS TURISTAS TUDO ,ANTES DO GRINGO PASSAR MAL AMBULANCIA JA ESTARA NA PORTA,SE O POVO PRECISAR DE AMBULANCIA TENHA CERTEZA O IML ESTARA NO LOCAL 72 HORAS DEPOIS DO FATO OCORRIDO.RESUMINDO, A COPA SERA UMA VERGONHA,O QUE NAO DER PARA FAZER SERA TAPEADO ENFIM QUASE TUDO.O GRANDE CULPADO ………………………………. O POVO …………………………QUE NAO SABE VOTAR.

  3. 58 COI diz que obras para o Rio 2016 estão no prazo, mas seguirá vigilante 20/02/2013 20:04

    […] Espírito Olímpico: Novidade na (des)organização do Rio 2016: esportes sem teto […]

  4. 57 Radio Povo de Jequié – 1.460 AM | COI diz que obras para o Rio 2016 estão no prazo, mas seguirá vigilante 20/02/2013 19:20

    […] Espírito Olímpico: Novidade na (des)organização do Rio 2016: esportes sem teto […]

  5. 56 Folha Hoje | COI diz que obras para o Rio 2016 estão no prazo, mas seguirá vigilante 20/02/2013 19:20

    […] Espírito Olímpico: Novidade na (des)organização do Rio 2016: esportes sem teto […]

  6. 55 Eduardo Borges 20/02/2013 18:20

    Laguna e demais leitores, boa tarde.
    Como ser a favor desses jogos ou dessa copa, quando os hospitais estão um verdadeiro lixo ? Como festejar esse desperdício de dinheiro, se as esacolas estão abandonadas ? Sem falar na falta total de segurança, e nos transportes públicos carentes.
    Eles fazem o que querem com nosso dinheiro, e ainda fazem da pior forma possível.
    Lastima, só isso.

  7. 54 Jose Maria 20/02/2013 17:31

    Aqui, em Brasis Tupiniquins de Bananas, nada é levado a sério, o governo finge que governa, o povo finge que acredita, é uma zona da p…….a. No final ta tudo bem, ninguém se responsabiliza por nada, e, vamo que vamo!

  8. 53 ALBUQUERQUE 20/02/2013 16:39

    BILHÕES E BILHÕES DO SUADO DIHEIRO DO TRABALHADOR BRASILEIRO SENDO JOGADO FORA DE FORMA COVARDE.
    MEUS FILHOS COMEÇARAM A ESTUDAR E A ESCOLA NÃO VAI FORNECER UNIFORMES.
    OS HOSPITAIS UMA POUCA VERGONHA,NÃO TEM MÉDICOS,ENFERMAGEM SUFICIENTE,APARELHOS ETC.
    QUANDO OS POLÍTICOS PRECISAM INTERNAM-SE NOS MELHORES HOSPITAIS DE SÃO PAULO OU NO EXTERIOR E QUEM PAGA É O BRASILEIRO.
    AS ESCOLAS CAINDO AOS PEDAÇOS.
    OS POLICIAIS E BOMBEIROS RECEBEM UM SALÁRIO RIDÍCULO.
    A CIDADE É UM CAOS PARA SE TRAFEGAR DE CARRO.
    VALEU BRASIL FELIZ COPA DAS CONFEDERAÇÕES EM 2013.
    VALEU BRASIL FELIZ COPA DO MUNDO EM 2014.
    VALEU BRASIL FELIZ JOGOS DE SEI LÁ O QUE EM 2015.
    VALEU BRASIL FELIZ OLÍMPIADA EM 2016.
    E O POVO PULANDO DE FELICIDADE,ALEGRIA AS PANELAS CHEIAS,TUDO NA MAIOR ALEGRIA.
    ACORDA POVOOOOOOOO??????????? BRASILEIRO.

  9. 52 Alan 20/02/2013 16:32

    Laguna, permita-me discordar… rs. Lembro que tinham falado do Moça Bonita como primeira opção e iam usar isso para revitalizar a área (revitalizar não sei o que ali, só se for a conta bancária de alguns) e mudaram para São Januário.

    Por aí, apurei com alguém que o Bangu tomou uma volta e ficou a ver navios, vasco ia usar o evento para melhorar o estádio, se enrolou todo e agora está nessa situação atual… rs

    Eu bobinho, pego dois reais e aposto que estão esperando o time de S. Cristóvão resolver essa questão, se não conseguirem, devem olhar para Bangu e falar “não tem tu, vai tu mesmo”.

  10. 51 Odair R. Dutra 20/02/2013 15:57

    É lamentvel o que estão fazendo conosco somos apenas um detalhe neste Brasil, estamos partindo para algo sério, e o povo não esta percebendo pois não é interessante para o governo.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.