Publicidade

terça-feira, 7 de agosto de 2012 Com a palavra, Imprensa, Olimpíadas, Pan-Americano, Seleção brasileira | 15:15

Até quando o brasileiro será iludido pelas glórias do Pan?

Compartilhe: Twitter

Goleira Chana é consolada pela companheira Deonise, após a eliminação do Brasil no handebol feminino

“A gente fez um trabalho maravilhoso,  só que ainda ficamos nos detalhes. Falta de experiência em decisão também pesou. Por que decidir Pan-Americano ou Sul-Americano não tem comparação com jogo decisivo numa Olimpíada”



Declaração da pivô Dani Piedade, da seleção brasileira feminina de handebol, após a eliminação ocorrida nesta terça-feira para a Noruega, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres. A despeito da tristeza que a derrota causou, as palavras de Dani merecem uma profunda reflexão de todos nós, jornalistas e torcedores, que acompanham e curtem esportes olímpicos.

Nesta terça-feira, vimos dois brasileiros competindo no triatlo, Reinaldo Colucci e Diogo Sclebin, chegarem longe do pódio; no levantamento de peso, Fernando Reis não conseguiu repetir sua melhor marca e não passou das eliminatórias; na vela, Ricardo Winicki, o Bimba, encerrou sua participação em nono lugar, sem nunca ter chegado perto da zona de medalha.

O que eu quero com tudo isso não é colocar estes atletas no paredão e mandar o pelotão de fuzilamento abrir fogo. Eles certamente fizeram o que estava dentro do possível, para a condição deles.

O que merece ser analisado é que, para uma parcela absoluta do público que não acompanha o dia a dia das modalidades olímpicas, a impressão que fica é que, sempre no ano seguinte após uma disputa de Jogos Pan-Americanos, o Brasil chegará às Olimpíadas e conseguirá repetir o desempenho. Pode ter certeza que essa é a imagem que fica.

E a culpa é de quem? Bem, algumas vezes do próprio atleta, que inebriado pela conquista de uma competição continental de nível mais fraco, acaba criando ele mesmo falsas expectativas; outra parcela cabe à própria imprensa, que por necessidade de audiência ou para vender mais jornais, acaba “bombando” demais um evento sem as necessárias ponderações críticas.

Por fim, cabe ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que também ajuda a criar esta onda de oba-oba, ao sempre levar suas estrelas para competir, em muitas modalidades, com atletas de equipes “B” dos EUA ou Canadá.

Por isso, antes de procurar a primeira rede social para xingar aquele atleta que deu “vexame”, pense duas vezes. Talvez você também seja um destes iludidos do Pan.

Autor: Tags: , , , , , , ,

15 comentários | Comentar

  1. -35 Ana Maria 07/08/2012 15:40

    E daí, seja onde for chegar lá já é uma vitória.Seja no Pan, seja na várzea é continuar na luta.
    Vamos em frente, somos duzentos milhões os poucos que chegaram até até as Olimpiadas, seja em que lugar for, merecem todo nosso respeito. É muito dificil chegar lá, Ficar sentado na frente de um PC, ou olhando na TV para sómente reclamar, estes sim merecem parar para pensar.

  2. -36 Tales Tavares 07/08/2012 15:57

    Muita falta de atenção do site do comitê olimpico,ao divulgar que à nossa pentatleta Yane marques é Baiana.Na verdade essa menina que vale Ouro é PERNAMBUCANA de AFOGADOS DA INGAZEIRA.

  3. -37 césar figueiredo 07/08/2012 16:00

    Os maiores culpados são o governo brasileiro e a mídia , que não dão apoio necessário aos
    verdadeiros esportes olimpicos.
    O nosso povo desconhece esportes que não seja o futebol ; ninguém pode gostar e praticar o
    que desconhece !!!!!!!!

  4. -38 wagner 07/08/2012 16:07

    Ana Maria você nasceu em Marte!
    Esta Olimpíada foi um fracasso. Sem investimento, atletas amadores, tudo de errado.
    Esta sua opnião deve ser a mesma que você já tinha a anos atrás.
    Nada Mudou.

  5. -39 Jfer 07/08/2012 16:08

    Os atletas brasileiros sabem das suas limitações, para isso existem os indices olimpicos e a relação de jogadores dos times titulares, que podem ser facilmente comparados. A imprensa e os meios de comunicação também sabem, mas como são campeões na manipulação do público, preferem manter uma ilusão de medalhas para faturar com o patrocínio. Além do mais nossos atletas vão para competir enquanto vários outros vão para ganhar medalhas.

  6. -40 Auremir 07/08/2012 16:08

    O comentário da Ana Maria é bem despolitizada. Com certeza ela deve achar que a frase tanto explorada pela mídia de que o povo brasileiro não desisti nunca deva ser uma verdade absoluta. Será que ela sabe há quanto tempo o Nuzman é presidente do COB? Será que ela acompanha os jornais e as denúncias de corrupção no ministério dos esportes? Será mesmo que ela acha que o Brasil dá as condições ideais para os atletas participarem de competições internacionais. Vivo no mundo que as vitórias olímpicas vão além das medalhas e acabam nas gavetas de escritórios no domínio pelo poder! Ana Maria, comece a refletir!

  7. -41 Chico Sal 07/08/2012 16:25

    Quem está sendo iludido são os altetas, sem infraestrutura, sem apoio e com patrocinadores gigolôs. A grande ilusão vem desses cartolas e ministros que não sabem absolutamente de esportes e eventos que, em parceria de um bando de corruptos destruiram os esportes olímpicos no Brasil.

  8. -42 Flá 07/08/2012 16:26

    De fato, ‘uma parcela absoluta do público não acompanha o dia a dia das modalidades olímpicas’. Porque só o futebol importa em 99% do ano e em 99% do espaço da mídia. E, quando por milagre mostram uma competição diversa do futebol, cortam lá a imagem nos olhos do atleta, limando a marca do patrocinador. Aí ninguém quer mais saber de patrocinar, aí os atletas ficam sem condições, aí não tem medalha alguma mesmo. Vai de a gente saber se é pra torcer e acompanhar e se importar só mesmo de quatro em quatro anos ou se poderia ter aí uma melhor exposição de muitos esportes bacanas, dinâmicos e até mais competitivos que o futebol.

  9. -43 edy clodio petry jardim 07/08/2012 16:55

    Muitos dos nossos melhores atletas treinam fora do país,Por que será?…Muitos dos nossos
    atletas foram famélicos durante a infância,tem problemas de constituição fisica e cerebral,
    não poderão ir longe.Não se faz um atleta em quatro anos, e os mais velhos vão perdendo
    o vigor,é só olhar o que está acontecendo.

  10. -44 Patricia 07/08/2012 16:57

    Para mim os fiascos foram os atletas patrocinados, que recebem para treinar. A desculpa esfarrapada da Murer (se o vento estava tão forte a ponto de colocar em risco a atleta, porque a organização não suspendeu a prova?) e de outros atletas do tipo “poderia ter feito melhor”. Se poderia por que não o fez? Agora, para os outros atletas que se esforçaram para chegar onde chegaram eu aplaudo de pé. Nem todos os que foram para a Olimpiadas tinham chances reais de medalha, mas foram com o objetivo de superar marcas pessoais. Alguém notou um ciclista brasileiro chamado Magno Prado? Para quem não sabe, ele também faz parte da delegação brasileira e competiu na prova de ciclismo contra o relógio com a roupa presa por alfinetes!!! Tudo porque o único brasileiro na competição não tinha um uniforme reserva. E que venha 2016…

  11. -45 Gleison 07/08/2012 16:59

    Primeiramente meus parabens Marcelo Laguna pelo artigo. É exatamente o que ocorre no Brasil. Em segundo lugar, lendo o comentario da Sra. Ana maria, afirmo categoricamente que esse país não tem jeito. O problema não são só os politicos, o grande problema é a população, com esse pensamento ultrapassado, pois não adiante só ir lá, tem que ir com a minima chance de sucesso. Vale lembrar que os atletas que estão indo as competições são custeados com o dinheiro do contribuinte do qual também faço parte. Deste modo só deveria ir realmente quem tivesse alguma chance. Não vou me alongar pois esse assunto daria um dia de debate, mais volto a afirmar meus parabéns pelo comentario muito oportuno Marcelo.

  12. -46 barreto 07/08/2012 17:04

    Quer dizer que o esporte é só ganhar, que nada mais interessa??
    Quer dizer que um medalha no PAN, onde o atleta enfrenta os melhores da américas, não tem valor nenhum???
    Menos, menos, por favor.
    O que vejo nas olimpíadas é que existem dezenas de esportes em que o Brasil não tem representatividade ( e acredito que a maioria dos países). São esportes que não tem a menor potencial de se tornarem mundiais e foram criados apenas para distribuir medalhas.
    O que vejo é que a maioria das capitais do Brasil não tem um centro esportivo de qualidade.
    Vejo que apenas a delegação de ciclismo da Inglaterra é maior que toda a nossa delegação.

  13. -47 Andre 07/08/2012 17:18

    O pan não mostra nada, não significa nada ganhar o pan pois no Pan a competição não é com o mundo inteiro e isso prova que não somos bons em nada. Acho que já que não somos bons em nada devemos assumir isso e parar de gastar fortunas com isso. Seria muito mais bonito o Brasil ser reconhecido perante o mundo por ser um país em que as pessoas não morrem de fome ou por ter os melhores hospitais.

  14. -48 marcos 07/08/2012 17:40

    Marai Maria – esse papo de continuar lutamdo ????? ate quando ???
    Continuar aprimorando , aprendendo , competindo – isso é legado de um povo ,
    mas por favor esse papinho de petista (continuar lutando ???) – vc tem filhos ??????
    Pense no futuro , pense grande , educação – saude – segurança .
    Essa OLIMPIADAS serviu muito bem para encher os bolsos ja bem cheios de nossos mandatarios

  15. -49 Arnaldo Antunes 07/08/2012 17:58

    Brasil como potencia Olimpica talvez daqui a duas gerações lá por 2050 esse foi o tempo da China e de longe eles são muito mais competentes que nos em todas as áreas..portanto é ir acostumando esse é o nosso limite fisico e técnico..o resto e história para boi dormir…enquanto tivermos hospitais, escolas, saude,educação,segurança, estradas Africanas..estaremos a reboqueda corrupção desenfreada que corrói o Brasil por dentro transformando milhões em prováveis delinquentes.

  16. -50 Arnaldo Antunes 07/08/2012 18:06

    Agora o EXEMPLO fantástico de nosso atraso apenas um Atleta o nadador Phelps consegui sozinho em 3 Olimpíadas quase o mesmo numero de medalhas de OURO que o Brasil conquistou em toda a história…esse é o nosso abismo abissal que separa a nosa Terra de Vera Cruz do Pau Brasil que a muito já se estinguiu…rimou….é assim mesmo esse é um País que vai pra frente … Ô..Ô..Ô… diz a musiqinha decada de 70..de lá para cá tivemos progresso, mas a segurança do cidadão foi para o espaço.

  17. -51 maria josé 07/08/2012 18:07

    que falta de ânimo! o importante é competir. sem derrotados não tem vitoriosos.

    o Brasil precisa tirar os corruptos do poder e investir no esporte nas escolas.

    é evidente que os alunos devem participar voluntariamente.

    sempre odiei esportes. gosto de prestigiar, e não gostava quando me forçavam a praticar esporte.

  18. -52 CrYs 07/08/2012 18:11

    O Chico Sal está completamente enganado, quando fala da destruição dos esportes olímpicos no Brasil. Nunca houve Jogos Olímpicos no Brasil? A despeito de tudo, a matéria me atentou do que eu realmente, penso “fizeram o que estava dentro do possível, para a condição deles”. E é verdade. No Brasil não existe uma política voltada aos esportes de base com condições de enfrentar as olimpíadas mundiais. Salvo as exceções de alguns técnicos de várzea e os pais dos atletas sem nenhuma condições financeiras e técnicas apostam em seus filhos e pupilos. No Brasil existe uma política discriminatória, sem não tem tu, vai tu mesmo ou de quem indica a começar pelos clubes, que são os maiores culpados, que ao meu ver, principalmente, se falando do Rio de Janeiro, só se preocupavam com o futebol. Um futuro atleta de outra modalidade desportiva não passa por nenhuma avaliação técnica. quando entra para um clube. É a política do pato feito. Tem que vir pronto com todas condições físicas e psicológicos preparado para a modalidade esportiva que escolheu para a sua vida, principalmente, aqueles que tiveram mais oportunidades de sobressaírem. E então, chegam as federações e os patrocinadores que apostam neles. E depois, vem a mídia que também faz o seu papel de colocar a ilusão e expectativa.. É o ÀS da manga. Atleta não é JOGO DE APOSTA.. Tem que haver anos e anos de treinamento, espaço físico, tecnologia, medicina desportiva e com técnicos profissionais capacitados. Estudar, se alimentar bem e dormir cedo. Por outro lado o atleta tem que abdicar de promoções pessoais, de baladas e de holofotes. A pior coisa, é quando recebem convite de outros países para estudar por uns tempos. O estrangeiro só quer usar o provável futuro atleta e não vai investir em sua carreira. Tudo tem que ser feito no Brasil. Na maioria dos países do mundo, não é o governo federal que financia os atletas, e sim, as escolas, universidades e o empresariado. Salvo em países ditatoriais como Cuba e China, que o atleta passa a ser problema do Estado.

  19. -53 Todesacocheio 07/08/2012 18:16

    FORA NUSMAN !

  20. -54 Ailton Furtado 07/08/2012 18:23

    País campeão olimpíco investe em educação de qualidade. Educação de qualidade tem professoes bem remunerados, programas de esportes bem definidos desde cedo nas escolas para formarmos além de bons atletas no esporte, atletas inteligentes, que quando necessário na competição tenham raciocínío rápido e eficiente em todos os momentos da competição.
    E isso é tudo que não temos.

  21. -56 Maurren fica feliz por terminar a prova 'inteira' e já sonha com 2016 - Noticias Gospel - Tudo sobre o mundo gospel, notícias gospel, rádio gospel 07/08/2012 18:36

    […] Blog Espírito Olímpico: Até quando o brasileiro será iludido pelas glórias do Pan? […]

  22. -57 Paulo Neves 07/08/2012 18:39

    Realmente a carga de cobrança que é colocada sobre os atletas brasileiros é muito grande, mais como diz o velho ditado “Quanto mais te derem mais você será cobrado”.
    Erros acontecem com qualquer ser humano, entretanto o que irrita não é a derrota, são as desculpas esfarrapadas que ouvimos todas as vezes que os erros são cometidos.
    Vamos a elas:
    Diego Hipólito “Amarelei!”. Depois dessa resposta não é necessário fazer mais nenhum comentário.
    Fabiana Murrer “O vento atrapalhou”.
    Aqui cabe uma reflexão. O vento só soprou nela??!!
    Na última olimpíada a desculpa foi que “sumiram com minha vara”, agora foi o vento. Em 2016 qual será?
    Cesar Cielo “Devia ter me poupado para os 50 metros e não ter nadado os 100”. Porra! O Phelps entrou e saiu da piscina praticamente todos os dias, disputando 100, 200, 400, nado de costas, Crow, medley e o que aparecia e o nosso nadador não pode disputar duas provas, pois uma vai acabar com o gás dele para a outra??
    O Brasil não investe no esporte de maneira correta é verdade, mais esse pessoal que amarela, que fica cansado para disputar mais de uma prova, que só salta se o vento estiver a favor consomem o meu o seu e o nosso dinheiro.
    Ou só eu é que estou vendo que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil injetaram milhões nesses atletas?
    As Olimpíadas ainda não terminaram, ontem mais um herói na ginástica levou o ouro. Parabéns a ele e aos outros que mesmo não levando nada pelo menos tiveram uma participação honrosa no evento.
    Perder faz parte assim como vencer, mais vamos perder com dignidade.

  23. -58 sandra 07/08/2012 18:48

    O que falta é começar com esporte desde os primeiros anos de escola, no Brasil o que se ensina nas aulas de educação física é uma vergonha . Vejo que desda época que eu estudava e já se vai muitos anos até hoje nas aulas da minha filha, que estuda em escola particular, realmente não tem diferença nenhuma. Aí está o inicio do problema . Nós Estados Unidos por exembro as crianças começam cedo a aprender esportes.

  24. -59 Oblivio Accebit 07/08/2012 18:53

    Hora de sacudir a poeira e voltar prá casa…Que coisa feia…

  25. -60 robson 07/08/2012 19:09

    SO ESTAREMOS NO PATAMAR DOS PRIMEIROS COLOCADOS EM OLIMPIADAS QUANDO O BRASIL FOR UMA NAÇÃO. ENQUANTO FICARMOS APENAS RECLAMANDO DE NOSSOS GOVERNANTES, SEM AGIRMOS, VAI SER ISSO AÍ MESMO…
    O QUE ELES MAIS QUEREM É QUE O POVO CONTINUE PASSANDO O TEMPO DIANTE DAS BABAQUICES QUE A MIDIA TELEVISIVA APRESENTA.
    ACORDA BRASIL! COMECEMOS COM UM VOTO BEM PENSADO JÁ NESTAS ELEIÇÕES!
    NÃO ADIANTA NADA FICAR SÓ RECLAMANDO E SE OMITINDO!!!

  26. -61 david 07/08/2012 19:25

    ém um país da dimensao do brasil, é simplesmente ridicula a nossa participação na olimpiada.

    que pena………

  27. -62 Cláudio José 07/08/2012 19:26

    Presidência da República: Dilma Rousseff
    Assunto: PROJETO TALENTOS DO BRASIL – ETOB

    Prezada presidenta Dilma Rousseff infelizmente o desempenho brasileiro nas olimpíadas até agora está relativamente fraco. mas também, no Brasil a cultura da prática de esportes na educação ainda é muito tímida em comparação com as grandes potências olímpicas. Por isso, gostaria de sugerir para vossa excêlencia o projeto Talentos do Brasil – ETOB. onde o governo construíria escolas federais de Esportes Olímpicos as ETOBs – ESCOLA TÉCNICA OLÍMPICA BRASILEIRA, onde depois de uma seleção nas Olímpiadas Escolares os melhores atletas seriam encamiados para estudar nessas escolas especias, onde além de estudarem em tempo integral, teriam o esporte como base de formação. Presidenta esporte é vida, e esperança de um mundo melhor para muitas crianças e jovens , para aqueles que são de família pobre, que muitas vezes por falta de oportunidades dada pelo poder público, muitas vezes, infelizmente escolhem a vida errada. Presidenta faça diferente de todos os outros governantes, que prometiam investir nos nossos jovens e crianças, mas que nunca compraram ou contruiram a ferramenta necessária para que esse jovens brasileiros mostrassem os seus talentos, só gastavam com a agiotagem financeira nacional e internacional. Tome essa iniciativa como uma bandeira para salvar milhares de jovens e crianças, que o povo vai saber recompensar vossa excêlencia, é isso com certeza será um marco na história do esporte e na vida dos brasileiros.

  28. -63 mary nunes 07/08/2012 19:30

    Participam do PAN, do Sul Americano,competem com paizecos da America do Sul,ganham todas e aí qdo se confrontam com os melhores do mundo dao com os burros nágua.

  29. -64 Iguanodonte 07/08/2012 19:33

    Desencana é melhor ver o Bolt fazendo história que essa delegação de pangarés.

  30. -65 Shaw 07/08/2012 19:41

    O Pan é um lixo!!!! Ta mais pra equipe C dos EUA e do Canada do que equipe B!!!

    Tirando o Brasil e mais uns paisécos latino-americanos, ninguem nao ta nem ae. Prova dessa falta de interesse foi a realizaçao desse evento em Santo Domingo na Republica Dominicana. Uma cidade e um país sem a minima condiçao de sediar um evento realmente importante.

    Procure qualquer referencia sobre o Pan na midia americana durante o evento….vc nao acha nada!!!!!!!

  31. -66 Joao 07/08/2012 19:48

    FALTA ESPIRITO DE CAMPEÃO A ALGUNS ATLETAS E DIRIGENTES, FALTOU EM ALGUNS GARRA MESMO,POIS SE ATÉ O VENTO É USADO COMO DESCULPA ,FALTA REFORMULAR
    O COI, OU SEJA É REFLEXO DA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICO SOCIAL BRASILEIRA.

  32. -67 kanibal 07/08/2012 19:58

    pois é…o panamericano é um jogos abertos do interior com grife….olimpiada é outra historia…participação pifia…com muito dinheiro publico….veja banco do brasil…pra nada…a menina do piauí que ganhou medalha no judo nem foi chamada pra dar entrevista…seria discriminação da sport?…que manda nos jogos?

  33. -68 SIDNEI DENONE 07/08/2012 20:00

    É um absurdo o que estão fazendo com os nossos atletas nas olimpíadas, não é como na Europa e nos Estados Unidos que têm uma infraestrutura e nós não. Eu se fosse do Comitê Olimpico proibiria o Brasil de participar por 8 (oito) anos da olimpíadas até que os nossos atletas tenham um preparo fantástico para fazer bonito e não fazer um vexame do que está acontecendo nessa olimpíada.

  34. -69 Maciel 07/08/2012 20:23

    ESPORTES BRASILEIROS VS POLITICA BRASILEIRA

    APOIO FINANCEIRO E ESTRUTUIRA

    APOIO ESPORTE AMADOR R$ 00000 verba na cuecas dos politicos R$ MILHÕES
    VERBAS VIAGENS ESPORTISTAS r$ 0000 vebas para os mensalões R$ Bilhões
    APARELHAGENS TECNICAS R$ 00000 verbas para o Paraiso Fiscal R$ Bilhões
    CENTROS DE TREINAMENTOS R$ 000 verbas para o salario politicos R$ Bilhões

    Gente só esse pequeno resumo,vamos saber o porque muitos dos nosos atletas,não chegam ao podio tão almejado,o que poderemos esperar dos jogos de 2016 no Brasil,com certeza vamos nos envergonhar mais uma vez,,agora muitos politicos vão querer aparecer na midia falando sobre o evento,lembram do tal de ministro de esportes,que estava no poder,o duro que vamos ter eleições na ante vesperas desses eventos,a farra estara pronta,para que desviará verbas que teriam destinos ao nosso tão pobre esporte brasileiros,será que estamos preparado para sediar Copa do Mundo,Jogos Olimpicos,comtanta coisa a fazer nesse Brasi, na area de educação, saúde,segurança e no esporte amador BRASIL VAMOS ACORDAR! DE MAIS ATENÇÃO AOS NOSSOS ATLETAS OLIMPICOS,QUE FICAM DECHAPEU NA MÃO PEDINDO PATROCINIOS A ENTIDADES PRIVADAS,O QUE DEVERIA SER OBRIGAÇÃO DO ESTADO FINANCIAR SEUS ESTUDOS E SOBREVIVENCIA,OLHA PARA CHINA,CUBA EUU GRA BRETANHA RUSSIA NÃO PODEMOS CHEGAR COMO PRIMEIRO MUNDO NESSES EVENTOS?

  35. -70 paul 07/08/2012 20:36

    O ufanismo que a televisão colocar no Pan faz com que as pessoas pensam que o país é uma potência esportiva

    O Brasil só é uma potencia no vôlei ( três medalhas de ouro e dezenas de t´tulos ) e está começando agora no judo.
    A natação de vez quando surge um ou dois destaque a mesma situação no atletismo.

    O problema do atleta brasileiro em sua maioria é o psicológico. Exemplo disso é o campeão Zanetti que não se emocionar com nada durante uma competição totalmente esquecendo aplauso ,elogios além de ter estratégias

  36. -71 Douglas Santos de Oliveira 07/08/2012 20:52

    O EUA são os melhores em tudo : economia, política, educação,saúde, esporte, corrida espacial, política externa, etc…. Infelizmente, temos só futebol e nada mais. Quem tem juízo que se curve para os americanos.

  37. -72 CRIS 07/08/2012 20:58

    SÓ NÃO VALE ROUBAR HONDURAS E COREIA, COMO NO FUTEBOL…

  38. -73 Marcos 07/08/2012 21:10

    Amigos, os brasilieiros são um povo muito além destes conceitos antiquados de que a competição e a disputa são virtudes do homem. Felizmente, temos outros interesses na vida muito mais sábios e dignos, como a amizade, diversão, tolerânica, humor, erotismo, etc… Lembre-se que países como China, EUA, Reino Unido, são verdadeiras sociedades excludentes, racistas, com castas sociais e tantas mazelas que comparadas ao nosso velho jeitinho brasileiro, este parece brincadeira de criança.
    Só pra lembrar, paises como o Reino Unido tem ainda uma nefasta monarquia e uma não menos nefasta nobreza, enquanto o resto da população não passa de súditos vassalos…
    Ai como eu adoro ser brasileiro….afinal quem liga para ser o melhor em saltar com uma vara, arremessar um disco, pular com um cavalo…prefiro mil vezes um pagode na laje…

  39. -74 luiz 07/08/2012 21:12

    Quantas besteiras, CHICO SAL.

  40. -75 cris 07/08/2012 21:12

    Estou bastante triste pois durante os jogos olímpicos eu pude assisti o despreparo do brasileiro também pudera trabalho em uma escola da prefeitura do Rio onde as crianças só brincam de queimado e futebol e isso já cursando o antigo ginásio nunca assisti um jogo diferente tem até campeonato mas não se preocupem as turmas do primário estão mais perdida ainda a bricadeira é só pique esconde.Tá muito bom!!

  41. -76 guimarães 07/08/2012 21:24

    Honestamente è muito dificil analizar os resultados e entender tantos fracassos !! Estamos hoje em 23 lugar com 2 ouros, atras do CAZAQUISTÃO COM 6 ouros, IRÃ 4 OUROS e BELARUS 3 ouros paises sem tradições esportivas. Por outro lado como entender que alguns paises europeus cujas dimensões territorias e população como FRANÇA < ITÁLIA , HOLANDA seja equivalente a apenas um único estado brasileiro e sejam tão evoluidos e vencedores !!! Somos um pais continental com todas as condições climáticas favoraveis , com maravilhosa variedade e mistura racial . COM TODOS ESSES FATORES NOS BENEFICIANDO, COMO ENTENDER TANTOS FRACASSOS !!!

  42. -77 Geremias Corguinha 07/08/2012 21:29

    Infelizmente a corrupção dizima toda uma geração de atletas .
    Não se tem dinheiro para investir nos esportes nas escolas publicas que é o berço dos grandes atletas . Boa vontade não traz medalhas .

  43. -78 Paulo Meireles 07/08/2012 21:36

    Sinceramente, após a medalha de ouro nas argolas para o atleta brasileiro, essa medalha não deve ser dividida com o povo deste país, vendo o centro de treinamento deste jovem destemido, sem condições para um desenvolvimento razoável para um atleta de ponta, precário, isso só ocorre 2 casos em 100 milhões!! Não devemos exigir nada destes desbravadores da falta de apoio e de incentivo!!! Somente tentar sair do marasmo dos Shoppings, Webs, mundo virtual, e fincar o pé com celeridade no chão e viver preparado para a vida, que não é cor de rosa!!!

  44. -79 Yuri 07/08/2012 21:37

    Gente…quanto absurdo….que matéria mais “tosca”….falta do que publicar. Se iludir??? Se ilude quem quer!!! Estamos falando de esporte, de competição. Sempre haverá um vencedor e um derrotado. Se todos vencessem não seria uma competição.

    O autor da matéria ainda teve a coragem de colocar a foto das meninas do handbol na capa da matéria. Acho que ele é muito pouco informado. As meninas do handbol foram as que mais se superaram. Uma equipe ótima e sem patrocínio. Campeâs panamericanas e 5º lugar no mundial. Fizeram uma campanha brilhante contra países de maior tradição(europeus que investem no esporte). Perderam uma partida por 2 gols para a atual campeâ olímpica e mundial – me diga, o que tem de ilusão nisso??
    O que deveria ser abordado na matéria não é essa idiotice de “ilusão”, mas sim, o principal motivo pela qual não somos e não seremos tão cedo uma potência olímpica – a falta de estudo, segurança, infraestrutura, investimento e planejamento. O autor “tosco” coloca uma parcela de culpa nos atletas pela “ilusão” – me diga, que culpa tem o atleta??? Eu já fui atleta. E não há quem mais queira vencer do que o próprio.
    O atleta não tem obrigação de vencer, ams sim de oefrecer o seu melhor. Comparar Panamericano com olimpíadas é uma besteira, pois é claro que o nível é diferente, porém não se deve menosprezar nenhuma competição. Por fim, se vc acha que o seu país não está sendo representado “dignamente” nas olmpíadas, o que você está fazendo para mudar isso?

  45. -80 Yuri 07/08/2012 21:43

    Só mais um adendo……o Brasil não possui representante em todas as modalidades esportivas e isso reflete no quadro de medalas, para os que estão preocupados em ver o Brasil lá no topo do ranking. Alguém já viu alguém no Brasil jogando “peteca” profissionalmente??? Jogando hóquei na grama??? Existem inúmeros esportes nas olimpíada que não possuem expressividade nenhuma, aliás, deveriam ser brincadeiras e não esporte. Porém refletem no quadro de medalhas.

    E só lembrando….em 2016, na palhaçada que será no Brasil, somos obrigados a termos representantes em todas as modalidades…..reflitam em como isso será, mas por favor….NÃO SE ILUDA!!!

  46. -81 zaidann friedrich 07/08/2012 21:43

    São muitos os ladrões de dinheiro público envolvido numa olimpíada, o Nusman é um deles, é só ver o patrimônio desse homem meu DEUS, ninguém toma providência, o Ricardo Teixeira afrente dele é fichinha, e sem contar esses bando de atletas que são uma merda, exceção um ou outro atleta, são um bando de vagabundos, só foram a Londres para fazer turismo, olha o tamanho do Brasil e a população em relação há muitos outros países ? é inaceitável, o pior é que estão gastando bilhões no Brasil para a copa do mundo e olimpíadas para esses bando de vagabundos não fazerem nada, seria bem melhor empregar esse dinheiro em saúde, estrada, segurança e muito mais coisas produtiva. E a presidente assisti a tudo sem fazer nada…pode ?

  47. -82 Renato 07/08/2012 21:45

    Enquanto nosso esporte olímpico não sai do lugar, nossos políticos continuam em primeiro lugar em corrupção e escândalos. Nisso o nosso país é imbatível.

  48. -83 Sidnei Rafael 07/08/2012 21:47

    Por outro lado como entender que alguns paises europeus cujas dimensões territorias e população como FRANÇA < ITÁLIA , HOLANDA seja equivalente a apenas um único estado brasileiro e sejam tão evoluidos e vencedores !!!

    Como é possível uma criatura fazer um comentário desse tipo.

    Algumas vezes aparem comentários que não é posível saber se a criatura está realmente brincando, ou se trata de ignora ncia do mais alto nível.

    Realmente considero impossível que essa criatura esteja falando a sério.

  49. Marcelo Laguna 07/08/2012 21:57

    Bom, se começar a ofender vai levar troco, meu caro
    Acho que vc tem um sério problema de interpretação de texto…ou então é teleguiado de alguém

    A próxima mensagem que vier com ofensa será bloqueada

    Abs

  50. -84 RIBEIRO 07/08/2012 22:07

    BRILHANTE À ANALOGIA DO GUIMARÃES ! PRIMEIRO SOBRE OS PAISES SEM TRADIÇÃO NEM INVESTIMENTO EDUCACIONAL EM ESPORTES OLIMPICOS MAS VENCEDORES O QUE DESMIFICA MUITAS TESES !!! SEGUNDO SOBRE A QUESTÃO TERRITORIAL, QUANTIDADE POPULACIONAL e CLIMÁTICA DO BRASIL , ALEM DA QUESTÃO RACIAL MUITO BEM COLOCADA COMPARADA COM A MAIORIA DOS PAISES EUROPEUS.QUAL É A FÓRMULA DO SUCESSO ??

  51. -85 francisco 07/08/2012 22:33

    Vejam o que o Tiago Pereira falou a t res dias atraz . O cara tem razão ” nos USA se treina para competir e ganhar”,aqui e se ganhar medelha otimo caso contrario fui e competi apareci na imprensa como atleta olimpico . Volto na proxima olimpiada para fazer o mesmo ou seja aparecer para a impresa .

  52. -86 GUIMARÃES 07/08/2012 23:08

    Sr, SIDNEY RAFAEL > O sr foi injusto e maldoso ao sacar do meu texto frases que fora do comentário perdem seu sentido.Pois o que questionei foi : primeiro , as vitórias de paises sem tradições espotivas e segundo : ao qual o sr. se referie me chamando de ignorante é que nosso país pela sua grandeza territorial,clima , mistura racial e quantidade populacional teriamos em tese todas as condições de muito mais potenciais atletas de ponta , que paises de dimensões menores como a maioria dos paises europeus ( VEJA NO MAPA ) muitos deles menores que os estados se SÃO PAULO , MINAS , BAHIA etc. ABRAÇOS

  53. -87 Hamon 08/08/2012 0:01

    Pois é o Cazaquistao teve 6 ouros, o Brasil 2 apenas e dos nossos vencedores , uma nunca saiu do Piaui e o outro paulista nunca saiu de Sao Caetano SP, todos tiveram pai-Trocinadores , ou seja cade o governo nisto? Foi dito que gastaram 1 bilhao de reais no esporte olimpico , onde foi gasto isto? Voce acha que o Cazaquistao tem este dinheiro todo para gastar ? O dois ouros foram conquistas pessoais de pessoas que gostam do esporte , nao treinaram no exterior , nao tiveram tecnico importado e venceram , o que falta é colher talentos pelo país e investir em modalidades que gerem mais medalhas.

  54. -88 Hamon 08/08/2012 0:04

    Sem comentario.

  55. -89 Luís Claudio da Silva Pinto 08/08/2012 0:55

    Concordo plenamente com o Marcelo Laguna: o Pan iludiu realmente a muitos, dando a falsa impressão de que repetiríamos aquela performance nas Olimpíadas. Mas muitos se esqueceram, talvez não só o público mas, quem sabe, até mesmo atletas “da onda”, de que os Jogos Olímpicos têm a presença de equipes que não competem no Pan e que têm tradição e extrema competência em diversas modalidades. Ou alguém questiona a capacidade de Rússia, China, Coréias N/S, Japão, França, Alemanha de obter excelentes resultados em praticamente todas as modalidades disputam?
    Nossos atletas são heróis, vencendo ou não, porque tiveram um árduo e difícil caminho percorrido até chegar aos Jogos de Londres. São merecedores de todos o nosso respeito e apoio para que a realidade esportiva do Brasil mude e possamos, talvez não no Rio 2016, mas num futuro não muito distante, ter resultados melhores e podermos ser comparados às grandes potências mundiais do esporte.

  56. -90 Luiz Silveira 08/08/2012 6:14

    Mas é evidente que esse vexame vai ocorrer. E vai continuar ocorrendo. O Brasil só investe em Futebol, e como consequencia toda olimpíada é a mesma coisa: ficam se pergunando “por que vamos mal?”

    Tendo sido atleta de outras modalidades, eu sei por que vamos mal. Porque há um mar de jovens talentos sendo desperdiçados, já que não chega um centavo na direção deles.

    É hilário ver o Brasil preocupado com futebol por quatro anos (incluindo a segunda divisão do campeonato municipal), e então chegar nas olimpíadas e querer medalha em tudo. Não vai acontecer.

    Os outros esportes precisam de incentivo, de público, de cobertura televisiva (para atrair patrocínio), de cobertura da mídia (não só nas olimpíadas e no pan), etc. Nossos atletas são heróis, são gigantes, mas sozinhos eles não têm como ganhar uma olimpíada. É preciso o país inteiro investir e ajudar. Façam isso, ou parem de ficar se lamentando quando os desastres olímpicos continuarem acontecendo.

  57. -91 ronaldo 08/08/2012 7:40

    temos que comemorar sim! foi um bela campanha; acabou 2012; mas já começou 2016,
    vcs, tem a garra,a vontade de ganhar,técnica,
    vamos comemorar no Rio!

  58. -92 Paulo 08/08/2012 8:37

    O cancer da pior especie está no COB . Os atletas não tem culpa …a maioria vai la´ sem noção do papel ridiculo que que fazem. Eu teria vergonha de participar de uma olimpiada para chegar entre os íltimos .
    acabou o tempo da frase do barão de Coubertin que o principal é competir.
    Acontece que o COB presidido pelo jurássico NUSMAN , apadrinhado de Havelange tem que enviar atletas de todas confederações apenas para obter votos e se perpetuar no poder.
    É nisso que dá …uma delegação de mais de 200 atletas e que somente umas 3 ou quatro vão trazer o ouro , ficando atrás de paises menores e com PIB menores que sergipe.

  59. -93 Capaulo 08/08/2012 13:52

    vamos acabar de vez com todo esse bla bla bla de olimpicos . A verdade é 1 só . O brasil não tem condições de sediar e nem de formar bons atletas para 2016 . Nusman e Marco Aurelio ja tiveram seus nomes citados em maracutaias , só que já abafaram os rumores. parece que Marco Aurelio tem uma firma que presta serviços ao COB ???????????????? e aí ????? pode issso ??????

  60. -94 Pedro Ítalo 08/08/2012 15:43

    Perfeito comentário. Enquanto os EUA levam atletas para serem testados nos PAN, o Brasil vai com força máxima para iludir a nós mesmos, sendo que eles, os atletas, deveriam estar intensificando e melhorando os treinos.

  61. -95 ronaldo 09/08/2012 8:49

    a base de todos os comentários é que foi dito pelo colunista.
    Reflitam senhoras e senhores!

  62. -96 Walter de Oliveira Suzart 09/08/2012 13:09

    Não me sinto enganado e si creio que fomos bem representados neste momento da história que vivemos.
    Obrigado a todos estes atletas que tiveram a capacidade de se classificar para uma Olímpiada enquanto a maioria fica aí reclamando da vida e no sedentarismo.

  63. -97 joaquim neto 10/08/2012 17:52

    Se iludem quem imagina que o torcedor brasileiro não sabe diferenciar as diferenças entre o PAN e uma Olimpíada.As vibrações e comemorações coa as vitórias do PAN são realizadas dentro do seu grau de importância,que por sinal é bem positiva,pois representa uma hegemonia do Brasil na área esportiva dentro do continente.É importante ressaltar os resultados obtidos em Londres,principalmente pela diversidade dos resultados,diferente de uma Jamaica tão festejada pela mídia,mas que só ganha no atletismo.O caminho é esse precisando de mais seriedade em algumas entidades esportivas e melhor acompanhamento dos investimentos por parte do Ministério e das empresas estatais patrocinadoras,bem como,maior engajamento das Secretarias Estaduais e Municipais de Esportes,seriedade, sem politicagem.

  64. -98 Hugo 12/08/2012 10:38

    Tem razão. O PAN não representa nada. É um engodo. Inclusive aquela “histórica” vitória do basquete de Oscar e Marcel sobre os EUA, que fez tanta gente chorar, foi sobre um time universitário. Alguém já viu o Phelps ou Bolt disputarem o PAN?

  65. -99 CARLOS ALBERTO SÁ 19/08/2012 13:41

    A estreia de jogadores de futebol brasileiros no exterior tem sido muito comentada pela imprensa, coisa que não entendo as razões, uma vez que, cabe a cada um deles o seu sucesso. É possível que tais notícias sejam para ocupar mais os espaços reservados a diagramação, pois não vejo nenhum significado plausível para elas. Conquanto ao futebol brasileiro, já é, demais, sabido que não ocupa mais a primeira colocação no ranking internacional, mas não são de conhecimento de quem mora muito distante no território e podem continuar a pensar, com essas notícias, que ainda ostentam a colocação anterior, proveniente do futebol apresentado pelos jogadores Pelé, Garrincha, Didi, Gerson e muitos outros. Até os gols de atacantes brasileiros são noticiados, só faltando outras notícias imprevisíveis! Pura bobagem, já que temos muitas notícias que deixam de serem publicadas, a exemplo dos problemas causados pelo aquecimento global que não são poucos e que são ignorados por todos. Portanto, fica aqui o meu protesto e, ao mesmo tempo, alerta.

Os comentários do texto estão encerrados.