Publicidade

quarta-feira, 27 de junho de 2012 Isso é Brasil, Olimpíadas, Seleção brasileira | 14:25

Crise entre CBG e Jade Barbosa não é recente

Compartilhe: Twitter

Por desacordo com a CBG, Jade Barbosa não irá aos Jogos de Londres 2012

A notícia que agitou o esporte olímpico nesta quarta-feira, o corte de Jade Barbosa da seleção brasileira feminina de ginástica artística que irá às Olimpíadas de Londres 2012, na verdade é mais um capítulo de uma tumultuada relação que envolve a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e a própria atleta. Para ser mais exato, desde o fim das Olimpíadas de Pequim 2008.

Após sua participação nos Jogos na China, Jade e seu pai, César Barbosa, deram entrevistas acusando a direção da CBG na época de ter obrigado a atleta a se preparar para as Olimpíadas com uma séria lesão no pulso direito. Além disso, o pai da atleta na época criticava abertamente a entidade por conta do repasse da ajuda de custo para sua filha.

Uma espécie de “cachimbo da paz” acabou ocorrendo em 2010, quando Jade e CBG entraram em acordo, especialmente por conta de uma divergência entre o patrocinador pessoal da ginasta (banco BMG) e o da entidade (Caixa). Com isso, Jade voltou a ser convocada e até conquistou uma medalha de bronze no Mundial de Roterdã (Hol), em 2010.

A crise que agora culminou com o corte de Jade da equipe que vai para Londres beira o surreal. A ginasta, sabe-se lá por que razão (ela ainda não falou oficialmente sobre o caso), recusou-se a assinar um termo de responsabilidade para o uso do uniforme com as marcas de patrocinadores da seleção. Impossível imaginar que um atleta, a 30 dias de começar uma  edição de Jogos Olímpicos, tome uma atitude como essa.

Em compensação, a CBG também tem sua parcela de culpa. Não se pode deixar uma crise como essa estourar a ponto de ter que cortar uma atleta do nível de Jade Barbosa. Faltou bom senso e habilidade política, coisas que o temperamento explosivo da coordenadora da seleção brasileira, Georgette Vidor, costuma deixar de lado muitas vezes.

O resultado de tudo isso? Prejuízo irreparável para a participação do time feminino de ginástica em Londres.

Autor: Tags: , , , ,

33 comentários | Comentar

  1. 83 Tripp 02/08/2012 19:37

    isso é uma pena, pois a Jade é ão esforçada, não pagaria o vechame de muios atletas, e quem sai perdendo com isso somos nos, pois Jade é bem melhor do que muito gisnastas, lamentavel isso, só fá da Jade e as Olimpiadas da uma merda sem ela

  2. 82 Evaldo 13/07/2012 21:31

    É uma pena, mas a Jade e seus procuradores armaram e não levaram uma pena para o esporte e uma lição a ser revista por todos;
    Assistindo os logos quem sabe ela e os seus pensem 2016 Rio,

  3. 81 Claudio 08/07/2012 2:00

    É lamentável, deste jeito que a CAIXA patrocina nosso esporte. Deixando uma atleta deste
    nível fora da olimpíada,

  4. 80 lala 07/07/2012 11:06

    A Jade pagou para ver!
    Não gosto e nunca gostei da Georgette, mas nesse momento, não esperava outra atitude da CBG, senão o corte da Jade. QUem acompanha a ginástica, lembra dos entraves com a Daniele no início do século, também por conta de dinheiro. Essa história de sonho olímpico, não existe, o que existe é a oportunidade de ganhar $$$$ com isso!
    Agora, depois de um bom período com a Geo fora da CBG, voltamos a ter que aguentar ela! Triste! Triste! Estamos caminhando para trás!!!!

  5. 79 Aldo Luiz Carneiro de Mello 07/07/2012 10:10

    A CBG age de maneira dúbia quando prioriza contratos de patrocínio ao invés da qualidade do competidor. Quando um órgão que recebe subvenção do governo para representar a nação seleciona seus competidores pela resposta à “obrigação” de assinar contratos abrindo mão de direitos pessoais, então entende-se claramente um constrangimento ilegal. Cabe (se houver lisura no ministério dos esportes) uma sindicância nesta e nas demais entidades esportivas. Cabe à nação indignada a anotar o nome destes patrocinadores e BOICOTAR seus produtos.

  6. 78 aline 07/07/2012 9:18

    Vergonha! Uma vida de preparo acabar por politicagem da CBG. Atleta é igual professor e bombeiro. Rala pacas, é “orgulho pro Brasil”, ganha uma miséria e tem que bater palma para os caciques dançarem. Aff! Jade teve atitude cidadã. Todos tinham que fazer o mesmo para coisa ir pro ventilador e o Brasil ver a sacanagem que fazem com eles. Jade, o povo está com você. Mostrou que tem força, não só no corpo. Deus a abençôe. Acorda país.

  7. 77 Mauricio 07/07/2012 0:50

    Jade, vc é muito maior do que essa Sra. Georgete, uma atleta de seu quilate deveria se naturalizar na Bulgária ou talvez na Romenia, onde com certeza vc teria o seu real valor reconhecido, pois vc nos lembra muito a pequena grande atleta Nadia Comaneci.
    Essa seleção não merece uma dirigente que quer aparecer mais que os atletas. Vou ser sempre seu fã, menina prodígia. Levante a cabeça e de a volta por cima, e lembre-se:
    “O tempo é o senhor da Razão”, sucesso sempre menina !!

  8. 76 everaldo quintao 03/07/2012 13:44

    tchau estrelinha……….. quando for mais humilde apareça.

  9. 75 anderson 28/06/2012 16:09

    rapaz que vergonha isso, tenho certeza que essa dirigente chefe a tal georgette deve estar levando uma grana, deve-se neste momento pensar no país, as cores da bandeira e não em interesses que sabe-se lá de onde vem…por favro meu pedido como brasileiro é que reavaliem isso, reintegrem a jade barbosa na equipe brasileira e deixem o que é menos importante de lado….a instituição deve ser respeitada mais do que a sua vontade dna georgette…

  10. 74 juarez 28/06/2012 9:25

    Entrei no site da Sadia e cobrei uma declaração/explicação sobre o corte de Jade. Devemos saber de quem é a responsabilidade. Da CBG? Da Sadia que obrigou por contrato a CBG a obrigar seus atletas a usarem uniformes com a marca?
    Vamos cobrar uma explicação deles rápido.

  11. 73 WILLIAM 28/06/2012 9:08

    BRASIL! TERRA DE OPORTUNIDADES MIL!
    ONDE OS POLITICOS ROUBAM O DINHEIRO DO ESPORTE E OS DIRIGENTES SÃO VAIDOSOS E CHEIOS DE RANCOR POR SEREM FRUSTRADOS EM SEUS OBJETIVOS.
    O BRASIL É MAIOR QUE TUDO ISSO!
    MUDANÇAS E REFORMULAÇÕES SÃO URGENTEMENTE NECESSARIAS!

  12. 72 Batman 28/06/2012 9:02

    Engraçado, eles falam tanto em “sonho olímpico”, “representar o país”. Pensei que tinha “amor pelo país” como “nossos jogadores de futebol”. Representar o país, pura balela. Eles querem é ganhar dindim… e muito!!!! Otário somos nós que choramos, quando eles ganham medalhas. Eles representam a si próprios. Quem representa essa nação são nossas empresas estatais no exterior, embaixadas, ministros e a Presidenta. Os demais, representam o seu bolso. O que os demais fizerem (empresas estatais no exterior, embaixadas, ministros e a Presidenta) pode mudar o rumo do nosso país, e com isso, nos prejudicar ou ajudar. Eles não. O que esses “atletas” fazem só beneficiam eles. Povo brasileiro, vamos dar valor à aquilo que nos interessa, e que pode ajudar, verdadeiramente, o nosso país a crescer. O restante… é pura balela!!!

  13. 71 PC, O PC 28/06/2012 8:20

    Báh… ficar sem ver a jade chorando na olimpiada e trágico, hahahahahaha

  14. 70 Paulo Nunes 28/06/2012 7:17

    Queria mesmo era poder em vida, realmente acreditar que as pessoas possam viver no primeiro plano ‘ igualdade’ … Se a Jade não assinou este contrato realmente os dirigentes insistem em interesse próprio,..QUE VERGONHA!

  15. 69 Sidney Anselmo Caldas 28/06/2012 2:24

    Sou fã de JADE e estou triste com a falta de respeito com que o ESPORTE é tratado em nosso pais. Vamos valorizar os atletas e não os patrocinadores. A atleta está representando o Brasil com a força do seu desempenho e competencia. Ninguem tem o direito de vetar o que foi conseguido com meritos, se tiver que assinar algum contrato mande pra cá que eu assino. (sou atleta amador e ninguem me conhece na midia, quem vai querer que eu assine algum contrato? ) A Jade é uma atleta reconhecida mundialmente e tem o direito de escolher o que é melhor para ela. Na hora da precisão não aparece ninguém que não seja da familia. Não me calarei diante desse fato ridiculo e não concordo com essa falta de humanidade. Uma pessoa que treina 6hs por dia, se priva de tantas coisas e agora só por causa de incompetencia da CBG não vai fazer o que mais gosta? Sou mais um beija-flor colocando uma gota de agua para refrescar a mente dos pensadores para resolver essa questao. Espero eu… Força JADE

  16. 68 Rubão 28/06/2012 2:00

    Com dinheiro das loterias que por lei é destinado ao esporte deveríamos ter uma das melhores equipes de atletismo e ginástica, sem necessidade de patrocínio (se tiver dinheiro da Caixa), o que falta é destinar o dinheiro parta o local certo, para as mãos certas, pois os atletas tem que se virar nos 30 para aparecer e depois mendigar patrocínio nas empresas, daí entra alguém na jogada só com ajuda de custo nos grandes eventos, como olimpíada e mundial, querendo exclusividade de aparecer o nome dele….. acho que deveriam abolir patrocínio em uniforme de seleções, daí não tinha mais discussão…..
    Como pode um Brasil tão grande, com uma enorme diversidade étnica e de raças, era para papar tudo nas olimpíadas, falta investimento em treinadores e equipamentos de primeiro mundo, com a grana que rola acho que já é para ter… ou onde vai a grana?

  17. 67 gerson 28/06/2012 0:15

    Atletas treinam por toda uma carreira para chegar a uma competição deste nível; se Jade correu este risco de ficar fora dos jogos deve ter uma boa razão. O pais que se propõe a organizar as Olimpíadas de 2016 deveria primeiro investir nos esportes para afirmar-se como potência esportiva, não apenas focado na monocultura futebolística. As confederações são prostíbulos que defendem apenas seus próprios interesses. Não podemos esperar muita coisa de 2012. Tampouco podemos esperar qualquer coisa de 2016 senão uma grande “Olim… piada”, com o Brasil talvez disputando com o Cazaquistão a 30ª posição no quadro de medalhas.

  18. 66 sueli 27/06/2012 23:53

    O esporte amador nesse pais é uma vergonha mesmo. Esse incidente é totalmente inadmissivel. Ainda mais num pais onde se legaliza os proprios jogos ( mega sena. quina, e todos os outros ) dizendo que uma parte é destinada ao esporte, CADE O DINHEIRO??? O gato comeu???? Ou sera quem comeu foi………………..

  19. 65 José Quirino 27/06/2012 21:37

    É lamentável que uma ginasta do quilate da Jade fique de fora das competiões olímpicas de Londres por imposições tão mesquinhas. Com tudo isso, só quem perde é o atletismo brasileiro.

  20. 64 mar 27/06/2012 21:28

    É uma vergonha, mas esse país só investe em futebol. Um esporte belíssimo como esse tem que passar por essa situação vexatória. Aplausos para a Jade, ela está certíssima em não exibir nomes de mercenários que não apoiam seus atletas e que, nesse momento querem aparecer. Chega de hipocrisia, a Jade deveria estar em um país que desse valor a atletas competentes como ela.

  21. 63 Tarcisio Cruz 27/06/2012 20:28

    Lamentávelmente continuamos a viver nas trevas. As estrelas são sempre ofuscadas pelos planetas menores… e nada acontece para mudar este processo infame!

  22. 62 ZÉ DA PRAIA 27/06/2012 20:13

    Desculpem não sou e nao quero passar a falsa ideia de que sou reconceituoso,mas essa tal GEORGETE descontar nas atletas a sua frustração por ter sofrido um acidente que a deixou presa a uma cadeira de rodas. Não podemos deixar o pais perder medalhas pela sua arrogancia. Se a direção da CBG tivesse competencia teria assinado a tempos contratos com todas as atletas principalmente as de ponta pra evitar esse tipo de situação quase na hora do embarque, pois quem garante o pão de cada dia das atletas o resto do tempo quando elas estão nos clubes? A coisa vem de lone ,quando acabaram com o centro de formação da seleção em CURITIBA por simples e pura inveja do casal que preparava as atletas e conseguiu varios resultados positivos, o que não aconteceu depois da troca . Mas no nosso pais é assim vale a prepotencia e arrogancia dos dirigentes mesmo colocando o pais la atras no quesito conquistas. A mesma coisa ocorreu com a equipe de voley que foi pro RJ de malas e cuia, so que essa com a competencia da comissão tecnica com alguns percalços tem feito varias conquistas pelo mundo afora.

  23. 61 Sidnei 27/06/2012 19:54

    Se eu fosse a Jade, faria o mesmo e não assinaria.
    Mais uma vez, vergonha para o Brasil
    Acorda ALDO RABELO

  24. 60 Carlos Sabino 27/06/2012 19:38

    É inadmissível que um atleta no Brasil seja obrigado a vestir a camisa da seleção onde “falsos patrocinadores” terão destaque nos jogos. Eles custearam todas as despesas da Jade durante sua preparação? Lembro-me que até bem pouco tempo, ela fez uma promoção de camisetas licenciadas em seu site para custear o tratamento de uma lesão na mão direita. Onde estava a Sadia nesse momento?
    Infelizmente no Brasil, um atleta (seja em qualquer esporte) tem que se virar sozinho para bancar suas despesas, e o pior de tudo se sujeitar a aceitar esse tipo de imposição sórdida desses dirigentes.
    O BRASIL NUNCA MERECEU SEDIAR UMA OLIMPÍADA, PARABÉNS PELA SUA ATITUDE, JADE!!!!!!

  25. 59 Marcelo 27/06/2012 19:30

    É um absurdo… Creio que os interesses e rixas pessoais estão acima do que é representar um país em uma Olimpíada. É com este espírito que a ginástica feminina brasileira vai querer trazer alguma medalha de Londres? Infelizmente eu duvido!!!! Mas ainda acredito que ainda deva ter uma forma de reconciliação entre as partes…

  26. 58 Marcelo 27/06/2012 18:42

    Acho tudo isso um absurdo,perdemos todos, a jade não merecia isso.

  27. 57 NICOLAU LEMOS 27/06/2012 17:41

    ISSO É MUITA FALTA DE PROFISSIONALISMO POR PARTE DA CBG.
    NESSA HORA O GOVERNO DEVERIA INTERFERIR ATRAVÉS DO MINIST´´ERIO DOS ESPORTES, CADÊ O SR. ALDO REBELO? COMO PODEM FRUSTRAR O SONHO DE UMA ATLETA?

  28. 56 jorge viana 27/06/2012 16:38

    Alguma novidade e relação ao posicionamento da CBG ?

  29. 55 jorge viana 27/06/2012 16:37

    Alguma novidade?

  30. 54 PAULILIO SUARTE 27/06/2012 15:54

    Concordo plenamente com você Lilian, kd os recursos do próprio governo para bancar os atletas. Se não podem bancar sozinhos, deixem os próprios patrocinadores da ginasta cumprir seu papel. Enquanto isso “mensalão”, “cachoeira”, um bando de bandidos políticos mamam nas tetas do governo. Nosso brasil é uma vergonha de democracia, que venham os militares para botar as coisas nos eixos novamente.

  31. 53 Jose Maria 27/06/2012 15:52

    Que vergonha BRASIL!!!!

  32. 52 Lailton Araújo 27/06/2012 15:39

    ALGUÉM CONHECE ESTA FORMA DE CONJUGAÇÃO DO VERBO MANDAR?

    Eu mando, tu mandas, ELE MANDA
    nós mandamos, vós mandais, ELES MANDAM

    ELE MANDA (O Governo)… ELES MANDAM (Os patrocinadores)…

    E a Jade (pedra preciosa) ficará menos JADE!

    Sem lapidação… Com o brilho bonito que ainda tem…

    Eita país complicado! Procurem outra JADE no Paraguai!

    Sem golpe branco! Apenas golpe brilhante!

    Fui…

  33. 51 lilian motzko 27/06/2012 15:25

    incrível como o brasil é atrasado, outros paises permitem que atletas façam uso do nome e cores de seus patrocinadores, afinal são eles que bancam os atletas, porque no brasil falta incentivo e apoio a todos, e não é justo que aqueles que realmente colocam dinheiros pra essas pessoas incríveis poderem treinar e viver para isso, fiquem de fora na hora mais importante na vida de um atleta que é a competição seja ela onde for, não interessa, onde está o dinheiro público nessa hora, será que quem mandam são estes tais patrocinadores sadia e caixa, que fique bem claro que o brasil está nas mãos de empresas e o dinheiro do contribuinte onde está????????????????????????????????????????????????????????/ que vergonha

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.