Publicidade

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 Com a palavra, Ídolos, Isso é Brasil, Olimpíadas, Seleção brasileira | 07:00

O desabafo de Joanna Maranhão é um exemplo ao Brasil

Compartilhe: Twitter

Joanna Maranhão pede ajuda da CBDA para prosseguir em sua preparação olímpica

O Brasil olímpico, no qual dirigentes adoram se perpetuar no poder, mas que ao mesmo tempo não conseguem dar ao país uma política decente de massificação esportiva, continua impecável em produzir exemplos negativos no tratamento aos seus atletas. E nem mesmo a proximidade da realização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 parece modificar esta situação. Felizmente, existem aqueles que sempre que podem, colocam o dedo na ferida.

A nadadora Joanna Maranhão é um destes raros exemplos de atletas contestadores e que brigam ferozmente por seus direitos. Suas entrevistas são sempre pontuadas por frases fortes, contundentes e que não repetem o discurso ensaiado e bem comportado da maioria de seus colegas. Neste último domingo, em sua conta no Twitter (@Jujuca1987), Joanna não escondeu sua revolta com um fato absolutamente surreal, ainda mais nestes tempos nos quais as confederações esportivas possuem várias formas (especialmente com dinheiro público) de arrecadação de recursos.

Veja também: O Mundial de Xangai e o ouro de tolo

A nadadora estava inconformada com a indefinição da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) em custear sua passagem para disputar o GP de Missouri (EUA), uma das mais fortes competições do calendário americano de natação e importante em sua preparação para as Olimpíadas. Desde o início do ano, Joanna viajou para a cidade americana de Jacksonville, para fazer uma preparação intensiva antes dos Jogos, mas contava que teria apoio da CBDA para disputar o GP de Missouri. Até agora, nada feito.

“Valor pra mudar meu trecho internacional: 990 reais. Motivo: competir o GP que faz parte da minha preparação olímpica. Quem tá pagando por isso: EU!”, escreveu a atleta, no Twitter. “Isso me entristece muito. Ainda bem que tenho Deus no coração e um sonho que me motiva a continuar, porque se fosse por nossos dirigentes, eu já teria desistido há muito tempo”.

São palavras fortes e sinceras, que não são encontradas facilmente no discurso-padrão e marqueteiro de 99% de nossos atletas. Alguns, por medo, outros por conivência e interesse.  Joanna Maranhão, felizmente, foge deste padrão, e “mete a boca”, como se diz no popular. Ao responder a um seguidor, que questionou a necessidade de sua reclamação pública, ela demonstrou ter consciência de que sua postura não agrada aos cartolas.

“Os atletas estão literalmente ‘nas mãos’ dos dirigentes. Eu mesma, em 2007, publiquei meu descontentamento e fui a única nadadora da equipe a não receber NENHUM apoio da confederação. Ou seja, paguei o preço por falar a verdade. Eu sozinha, infelizmente, não mudo nada. E a classe (nadadores) não é unida”, escreveu a nadadora.

Que Joanna Maranhão não seja novamente “punida” apenas por pedir algo que é seu direito (apoio para competir em busca da evolução de sua própria carreira). E que a CBDA tenha vergonha na cara e acabe com este absurdo de deixar uma atleta brasileira botar a boca no trombone por um valor irrísório, especialmente para uma entidade que ganha tanto dinheiro público de estatal e de lei de incentivos.

Autor: Tags: , , ,

31 comentários | Comentar

  1. 81 Flávio 06/02/2012 20:12

    O que desanima Joana , é que em todos os setores da sociedade, o Brasil é assim , um monte de parasitas que se aproveitam das várias brechas (propositais ) criadas por eles mesmos para se perpetuar no poder , eu sempre achei que atletas são sinônimos de força de vontade e abnegação ( o futebol bem menos).Mas infelizmente essa abnegação não existe quando se trata de lutar pelos direitos de todos (Você é uma das excessões a regra ) , acabam assim se comparando a pessoas comuns que se vendem por tijolos , uma pena. Parabéns.

  2. 80 antonio luiz pereira 06/02/2012 12:48

    Parece o cachorro correndo atráz do rabo, todo mundo sabe onde está o problema, o sistema político elitoral e institucional é o problema, como esperar que os membros do mesmo vão mudar o que aparelharam em todas as direções e de cima para baixo? não adianta acusar este ou aquele. A Presidenta Dilma está mostrando algum progresso no sentido da quebra desse sistema, somente aguardando para ver se verdadeiro, quanto a nós usemos a força da Internet lembrando que tambem está aparelhada! para debates e ações reais que se anteponham ao estabelecido.

  3. 79 HELINHO 06/02/2012 12:34

    Joana em nosso país os atletas so relegados ao segundo plano, o que interessa a eles e aparecer em fotos junto com atletas campeoes, esta maldita raça de polticos deveriam morrer todos com cancer, inclusive o Lula que ja esta com a doença, ser eliminados da face da terra, só interessam os votos no dia da eleiçao – helinho

  4. 78 Dinho 06/02/2012 12:32

    É por iso que o César Cielo não quis posar ao lado do Lula. Ele e sua família custearam todo o treinamento no exterior e não acharam justo que outros se locupletassem com suas vitórias. Mas o caso da Joanna é pura e simplesmente um desprezo pelo atleta, ainda que ela tenha potencial (e muito).

  5. 77 Robson 06/02/2012 12:15

    Como as pessoas geralmente passam os olhos nos ‘posts’ sem muita atenção reescrevo aqui o comentário com o qual mais me identifiquei do Sr. Paulo Damasceno que é muito contundente e vale a pena a reflexão.
    — Navegamos em águas límpidas e tranquilas no que tange ao nosso glorioso esporte nacional: a Corrupção. Sim! O mais espetacular dos “esportes” de quer se tem notícias e o que mais ganha dinheiro e notoriedade aqui nesta Terra de Santa Cruz, do Náutico, do Flamengo…
    A coisa chegou a tal ponto, que já não temos mais espaço para tantos “atletas” que desejam praticar esse “esporte” tão atrativo e que garante o futuro de filhos, mulheres, amantes ,etc… O problema é que eles tiram a vez e a verba dos verdadeiros atletas, aqueles que, com todo o sacrifício e humilhação, trazem medalhas e promovem o nome do Brasil nos esportes mundiais. Nossos outros “competidores” ( os das confederações, dos ministérios, das autarquias, da Casa da Moeda …) —– verdade e méritos lhes sejam imputados —- levam, também, para o exterior não só nossa capacidade nesse esporte extraordinário que é a corrupção, como evadem, de maneira brilhante, nossas divisas, fazendo prosperar as instituições financeiras dos paraísos fiscais, dando emprego e comissões que ajudam na manutenção nas esquálidas estruturas sociais e financeira das referidas instituições. Enquanto isso, os que praticam esportes diferentes, ficam de pires na mão esperando as esmolas das instituições responsáveis pelo desenvolvimento dos esportes em modalidades diferentes das praticadas pelos senhores das confederações.
    Viva o Brasil! Viva a CBF, a CBDA, e todas as demais que administram a verba e o futuro dos atletas brasileiros!
    Viva a Corrupção!

  6. 76 CCC 06/02/2012 12:12

    Só ganham fianciamento/apoio os atletas que merecem, ou seja, aqueles que possuem qualidade e/ou índice suficiente que valha a pena usar dinheiro público. Neste exato momento, a Joana tem esta qualificação? Ela está bem preparada? Caso contrário, deveríamos mudar o nome para CBDA Tur! As pessoas tem que aprender a ouvir o outro lado da história antes de tirarem conclusões. Qual foi a resposta oficial da CBDA ao pedido da atleta?

  7. 75 CICCERO KLIMA 06/02/2012 12:06

    Isso não é de agora, esses cartolas como Carlos A. Nuzman o todo poderoso de meia pataca que comanda o COB devria corar mas como não tem vergonha corar como? Porque será que nós brasileiros somos tão sofridos e isso é sempre vindo da nossa propria elite eu digo:
    1-Governantes incompetentes
    2-Legisladores corruptos
    3-juizes coniventes com a mazela
    4-Empresários que só pensam em engordar seus bolsos de de sua familia.
    5-(esse deveria ser o primeiro item) Um povo carneiro, inculto, e alienado que não sabe votar, cobrar, e exigir a saida daquele que não cumpriu o seu papel. SÓ RESTA A INDIGNAÇÃO.

  8. 74 ssamucca 06/02/2012 11:53

    o unico esporte reconhecido pelos brasileiros é o maldito futebol…….aqui nos temos atletas em todas as modalidades que da banho em qualquer atleta de fora do brasil…..mas a gente sabe que a grana do incentivo entra uma esquina antes…….um dia um louco vai jogar uma bomba em brasilia quando o congresso estiver lotado…..e eu vo rir muito……

  9. 73 Aloísio Borges 06/02/2012 11:49

    Pede algum emprestado pra Dilma, talves ela se sensibilize com o fato, e demita mais um de seus funcionários que ela paga com nossos impostos.Tenha certeza que ela irá dar atenção a essa atleta, principalmente no fato de ser mulher e estar marginalizada por esse machismo de poderes..

  10. 72 wiliansilva@ig.com.br 06/02/2012 11:48

    O Ricardo teixeira é o representane máximo da corja que comanda o esporte no Brasil

  11. 71 CHRISTIAN 06/02/2012 11:46

    FERNANDO,

    ELA GANHA DINHEIRO POR MERECER COMO QUALQUER ATLETA! ENTRETANTO CIDADÃO ELA REPRESENTA O BRASIL E TEM QUE SER BANCADA POR ISSO! IMAGINE GANHAR DINHEIRO COMO ATLETA EM UM PAÍS COMO O BRASIL E AINDA TER QUE ARCAR COM TODAS AS DESPESAS DAS VIAGENS E ACOMODAÇÕES? PENA QUE EXISTA GENTE INVEJOSA COMO VOCÊ! FIM DE MUNDO!!! É POR ISSO QUE ESSA JOÇA NÃO VAI PRA FRENTE NUNCA!!! MAS TAMBÉM FAZER O QUÊ? TODO MUNDO SÓ PENSA EM PULAR CARNAVAL NO MOMENTO!!! INFELIZMENTE É A NOSSA CUUUUULTURAZINHA!!! ENQUANTO A CHINA INTERLIGA TODO O PAÍS COM TRENS BALAS EM TEMPO RECORDE, CONSTRÓI PORTA-AVIÕES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, REALIZA OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA PARA QUASE 100 ANOS, MATA POLÍTICOS CORRUPTOS A GENTE TEM QUE CONVIVER COM GENTE DO NAIPE DO FERNANDO. FIM DE MUNDO!!!!

  12. 70 Paulo Damasceno 06/02/2012 11:44

    |Navegamos em águas límpidas e tranquilas no que tange ao nosso glorioso esporte nacional: a Corrupção. Sim! O mais espetacular dos “esportes” de quer se tem notícias e o que mais ganha dinheiro e notoriedade aqui nesta Terra de Santa Cruz, do Náutico, do Flamengo…
    A coisa chegou a tal ponto, que já não temos mais espaço para tantos “atletas” que desejam praticar esse “esporte” tão atrativo e que garante o futuro de filhos, mulheres, amantes ,etc… O problema é que eles tiram a vez e a verba dos verdadeiros atletas, aqueles que, com todo o sacrifício e humilhação, trazem medalhas e promovem o nome do Brasil nos esportes mundiais. Nossos outros “competidores” ( os das confederações, dos ministérios, das autarquias, da Casa da Moeda …) —– verdade e méritos lhes sejam imputados —- levam, também, para o exterior não só nossa capacidade nesse esporte extraordinário que é a corrupção, como evadem, de maneira brilhante, nossas divisas, fazendo prosperar as instituições financeiras dos paraísos fiscais, dando emprego e comissões que ajudam na manutenção nas esquálidas estruturas sociais e financeira das referidas instituições. Enquanto isso, os que praticam esportes diferentes, ficam de pires na mão esperando as esmolas das instituições responsáveis pelo desenvolvimento dos esportes em modalidades diferentes das praticadas pelos senhores das confederações.
    Viva o Brasil! Viva a CBF, a CBDA, e todas as demais que administram a verba e o futuro dos atletas brasileiros!
    Viva a Corrupção!

  13. 69 Lie Pinto de Camargo 06/02/2012 11:40

    Depois de tanta dificuldade,quando um atleta brasileiro ganha algum campeonato importante,é chamado para comparecer no palacio do planalto para receber “parabéns”.Como se o governo tivesse algum merito ,ou se tivesse investido alguma coisa nisso.Sai pra lá cambada de hipocritas.

  14. 68 CHRISTIAN 06/02/2012 11:40

    A QUESTÃO É QUE PRIMEIRO PARA ESSES DIRIGENTES O QUE SE LEVA EM CONSIDERAÇÃO É PRAZER PESSOAL E FINANCEIRO DELES! AS CONFEDERAÇÕES SÃO LOTEADAS COM PESSOAS APADRINHADAS E QUE VIVEM DESSAS VERBAS! ATLETA VEM EM ÚLTIMO LUGAR! AQUE É FÁCIL FORJAR NOTAS FISCAIS PARA FAZER O QUE BEM ENTENDEM E NINGUÉM TEME FISCALIZAÇÃO DO MP QUE É OMISSO NA MAIOR PARTE DOS CASOS! A ÚNICA SOLUÇÃO PARA ESSA TURMA E OS DE BRASÍLIA, BEM COMO, INTEGRANTES CORRUPTOS DOS 03 PODERES É FAZER A LIMPEZA QUE JÁ TEVE INÍCIO NA CHINA! METER BALA NESSES CORRUPTOS! PENA DE MORTE PARA CRIME DE CORRUPÇÃO!!! NÃO EXISTE OUTRA SOLUÇÃO PARA UM TRISTE FATO CORRIQUEIRO EM NOSSO PAÍS E COMO A CORRUPÇÃO É ENDÊMICA TEMOS QUE CRIAR UMA NOVA CARTA POLÍTICA FEDERAL PREVENDO PENA DE MORTE PARA TAO SOMENTE CRIMES DE CORRUPÇÃO!!!

  15. 67 george wilson 06/02/2012 11:30

    Boa tarde a todos, gente a quinhentos este pais é roubado e mutilado, e só agora que começamos a perceber isso tudo, a desunião da classe se deve principalmente a falta de apoio da CBDA, por isto o pessoal de ponta se manda para fora do Brasil para treinar e melhorar sua técnica e conseguir seus índices para as competições mais importantes, mundial, Sulamericano e Olímpico etc e tal. O que se pode fazer???
    È simples vamos usar as redes sociais para pressionar estes caras, comecem solicitando que o pessoal enviem email para CBDA, um monte mesmo cobrando uma explicação pública, do porque de não apoiar a atleta Joanna ou ou outra qualquer que esteja na mesma situação dela, pergunte porque a atleta não tem R$900,00 para custear a viagem para uma preparação do mais auto nível da entidade, mas esta mesma entidade gasta R$10.000,00 junto com outras entidades para receber membro da FIFA e pagar as despesas do mesmo para fazer vistoria em estádio que dificilmente vai ver jogo do Brasil na copa do mundo…… isto pode ser o começo de uma nova postura, cabe a nós fazer-mos isto, vamos lá, rede social neles, quero ver os caras darem desculpas bestas na midia quando são cobrados……

  16. 66 saulo hipolito 06/02/2012 11:21

    Deveriam era acabar com as confederações e dar dinheiro de apoio direto ao atleta e com o dinheiro público fazer concorrência por mérito, ou seja quem for melhor nos tempos e resultados ganha patrocínio e apoio.

  17. 65 carlos 06/02/2012 11:19

    Joana, o analfabeto funcional Lula I, o Apedeuta, não se interessa por cultura, seja ela de que tipo for.

    Você não pertence ao quadro dos 70% de analfabetos funcionais que elegem esse tipo de gente e eles, depois de eleitos, preferem perpeturar-se no poder perpetuando o índice de analfabetos funcionais no país.

    Querida, a China, Cuba, e todos os países totalitários tratam assina seus atletas não alinhados com eles.

  18. 64 neider caram 06/02/2012 10:46

    parabens por ter coragem de denunciar.
    sou ciclista veterano e sempre me deparei com estas dificuldades ,dinheiro existe mas nunca
    chegam nas maos dos atletas .somos idealistas.

  19. 63 jjj 06/02/2012 10:42

    Isto é uma vergonha para um País, que quer sediar uma Olimpiada, mais é sempre assim, as pessoas que cuidam de nossos esporte nunca praticaram nenhum, portanto, não sabem a necessidade que passa um atleta como Joana Maranhão.
    É assim, que sinto vergonha de ser brasileiro, mais graça a pessoas como Joana, que me vem um fundo de esperança e vontade de ser brasileiro.
    Parabéns Joana você nossos orgulha muito.

    Ps.: O Brasil é, ao meu vê, o País mais rico do mundo, isto porque, desde a colonização que somos roubadoooooooooooosssss e este lindo País nunca quebrou.

    Precisamos de mais pessoas honesta em nossa Nação.

    Ressalto, Joana você me faz ter orgulho de ser brasileiro.

  20. 62 teres 06/02/2012 10:39

    Esses caras, presidentes de federações esportivas, na sua maioria nunca praticaram esporte algum. Se encastelam nessas instituições, à base de compra de votos das entidades setoriais, criando verdadeiras dinastias. Exemplos temos por demais. CBF, com o Teixeira, CNDA, com o Coroaci, e tantas oputras. Já vimos vários atletas de porte, medalhas de ouro e campeões mundiais, terem de praticamentwe aBANDONAR AS COMPETIÇÕES EM FUNÇÃO DA OPOSIÇÃO QUE FAZEM A ESSA CARTOLAGEM PREDATÓRIA E CORRUPTA.

  21. 61 Luis 06/02/2012 10:39

    Em uma empresa, esses dirigentes incompetentes já estariam na rua.
    Estão espernado o que para fazer o mesmo com eles?
    O Brasil olímpico é uma piada. Saimos de uma olimpíada com uma medalha de ouro e meia dúzia de prata e achamos que fomos bem.

  22. 60 araujo 06/02/2012 10:33

    As verbas públicas deste País de corruptos,ladrões descarados, não sobra para a educação,saude e esporte,todavia é farta para os politícos,ministros,detentores de cargos públicos,cartolas,empreteiros,lobistas,presidente de estatatais etc. Tem politico que nunca trabalhou acha que estudar não adianta,porém quer a nacionalidade de seu filho italiana,sabe porque? Porque quer o melhor para o seu filho! tem político que nunca trabalhou como também o seu filho, e este último comprou uma propriedade acima de quarenta milhões,isto foi dito pela revista Veja. Enguanto esta atleta que representa o Brasil está a mingua,viaja no sacrifício,com suas poucas economias e pedindo a amigos e empresários.O povo é culpado por se contenta em receber migalhas do governo. OK.

  23. 59 camilo dofra 06/02/2012 10:32

    Não so na natação ocorre isso no hipismo, basquete, volei etcccc tambem, isso e aquele essquema de panelinha que leva so quem e amigo, vamos mudar isso o Brasil merece mais, abaixo esta ditatura democratica do pt

  24. 58 valeria 06/02/2012 10:22

    Fernado, você está equivocado. Todo trabalhador quando viaja à trabalho é custeado pela empresa, todos os custos de alimentação, transporte e hotel quem banca é o empregador.

  25. 57 plb023 06/02/2012 10:22

    PARABÉNS Joana. Essa falta de união e identidade é um defeito de série dos brasileiros, infelizmente não é exclusiva da sua classe esportiva. Precisariamos de que apenas 10% das pessoas fossem corajosas como você, e esse país seria outro. “…Para que o mal prevaleça, basta que as pessoas de bem não façam nada…”

  26. 56 Alfeu Antonio do Amaral 06/02/2012 10:17

    Bom Dia!

    Os dirigentes das mais diversas modalidades esportivas, não apoiam os atletas ao contrário perseguem não utilizam os recursos de forma coerente, mas basta o atleta ter um desempenho de destaque que eles aparecem para lucrar com a imagem do atleta, acompanho a luta desta guereira Pernambucana pelos meios de comunucação e sei que seu desempenho só não é melhor por falta de apoio, o engraçado e que despois querem cobrar medalhas na verdade como em outras áreas não se colocam pessoas com qualidades técnicas e de ética profissional para dirigirem as federações, então acontecem estas barbaridades. Infelizmente ainda é assim no nosso querido BRASIL ( NÃO ERA PARA ACONTECER ESTAS ATITUDES ERRADAS POR PARTE DOS DIDIGENTES, MAS……….. COMO NINGUÉM FAZ NADA…………………………………….. TIREM SUAS CONCLUSÕES.) Um forte abraço para a nadadora JOANA MARANHÃO, como vc já possui garra, muita força de vontade, personalidade e tenacidade te desejo sorte.

  27. 55 Wan 06/02/2012 10:15

    Parabens Joana, voce utiliza as armas dos fortes, a coragem, tomara que mais personalidades se pronunciem e exibindo fatos contundentes, pois infelizmente as coisas são resolvidas apenas quando aparecem na mídia e persistem.
    Todos gostam de ver o Brasil ganhando medalhas, mas não conhecem a fundo a luta para se conseguir um patrocinio.
    Essas coisas deveriam ser auditadas pelo governo eleito. Naõ sei se aparece na Transparência Brasil, pois deveria.

  28. 54 Arthur 06/02/2012 10:11

    Acho que a Joanna “pegou leve”, tem mais é que esculachar mesmo!
    É ridícula a falta de interesse e má fé, na maioria das vezes, dos “cartolas”!
    Isto vindo de uma atleta de ponta como a Joanna, deveria soar como um chute no saco dos “caras”, acertaria um monte de sanguessugas além dos ditos cujos!!!!

  29. 53 Tavares 06/02/2012 10:04

    Engraçado como são as coisas, o “Futebol”, que ultimamente tem trazido grandes títulos para o país,(não me lembro de nenhum recente, kkkkkkkk), movimenta grandes fortunas em suas , já os demais esportes, os que realmente tem reverenciado grandes títulos, como no caso do vôlei e a natação, ainda são tratados como secundários. A massificação esportiva, só ocorrerá quando os demais esportes, passarem a ser tratados com o devido respeito que merecem!!!!!!!!!!

  30. 52 Fabio Neves 06/02/2012 10:02

    Infelizmente isso acontece com todos os esportistas do Brasil! E também com todos os Brasileiros,que ainda não aprenderam a exigir seus direitos! Mas a questão é… porquê esporistas aposentados não se candidatam ao cargo?!

  31. 51 fernando 06/02/2012 9:45

    se ela ganha dinheiro com a sua atividade, ela deveria custear as suas despesas. qq trabalhador faz isso

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.