Publicidade

sábado, 5 de novembro de 2011 Imprensa, Isso é Brasil | 14:07

Por que não mudam também a data da São Silvestre?

Compartilhe: Twitter

Corredores anônimos da São Silvestre fazem a festa na Consolação. Pelo menos aí não irão mais festejar

Desculpem os (raros) leitores deste espaço pela insistência no tema, mas é que não dá para deixar passar batido mais um duro golpe (quantos mais ainda virão?) na tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Eis que navegando pelas páginas do iG Esporte e lendo o caderno de esportes da “Folha de S. Paulo”, descubro que a organização divulgou mais uma mudança no trajeto da prova deste ano – isso porque só faltam pouco mais de 30 dias para a realização da corrida.

Agora, os “gênios” que organizam a prova anunciaram que a rua da Consolação, local da primeira grande descida no percurso de 15 km da São Silvestre, foi simplesmente deletada do trajeto. No lugar, eles passarão pela Av. Dr. Arnaldo, Estádio do Pacaembu, Av. Pacaembu e por fim seguindo no trajeto previamente divulgado.

Para os que não dão bola para a história ou para a tradição – essas coisas chatas, de quem não está aberto à evolução das coisas, como dizem alguns formadores de opinião bem conhecidos – foi na Consolação, quando era percorrida no sentido inverso, ou seja, subindo, que várias e várias provas foram decididas. No sentido atual, a descida famosa pode não ter decidido nenhuma prova, mas com certeza ajudou a minar as forças de muitos competidores, que depois ficaram sem gás em partes mais decisivas do percurso.

De acordo com os “geniais” organizadores, não haverá perda nenhuma na qualidade do trajeto, inclusive argumentam que ficará menos difícil que o percurso anterior.

Como a palavra “tradição” nada vale para as pessoas que organizam a São Silvestre, eu resolvi deixar aqui minha singela contribuição: porque não mudar a data da prova para 30 de dezembro? Assim, todo mundo pode curtir a passagem de ano no “empolgante” Reveillón da Paulista…

Autor: Tags: ,

13 comentários | Comentar

  1. 63 kogi 01/12/2011 9:58

    Jogaram a tradição no LIXO !

    PODIAMOS NÓS CORREDORES NUMA MULTIDÃO FAZERMOS O PERCURSO ORIGINAL
    DIA 31.

    E A GLOBO COBRINDO TUDO AO VIVO

  2. 62 Nicolau Radamés 11/11/2011 15:44

    Laguna, vc já disse tudo. Não há mais nada a acrescentar, a não ser que Júlio Deodoro foi o homem que faliu a Gazeta Esportiva, jornal onde nós orgulhosamente trabalhamos. Precisa dizer mais alguma coisa sobre esse homem?

  3. Marcelo Laguna 10/11/2011 22:11

    Olha que se for esse mesmo o local da chegada, o número de participantes irá triplicar! (rs)….Abraços, Chico

  4. 61 Francisco De Laurentiis 10/11/2011 21:12

    Ouvi um boato que querem fazer a São Silvestre lá em Ribeirão… Vai sair da frente da minha casa e terminar na frente do Pinguim

  5. 60 jorge cgms 09/11/2011 8:57

    Quando a “tradicional” corrida era “organizada” de uma forma amadorística, a grande imprensa exigia mais profissionazação, ..etc. A tal “tradiçáo” que tanto defendem não passa de saudosismo nostáligico de uma cidade que tinha no centro velho o seu charme e não cenário de dependentes, sem teto, … etc.

  6. 59 Net Esportes 08/11/2011 13:32

    Um absrudo terrível, eu nunca tive o prazer de participar, fui perdendo vontade cada vez que o valor da inscrição ia aumentando a cada ano, mas imagino que um dia eu realize meu sonho, só que agora sem a chegada na paulista fico mais desanimado ainda de ir …….

    Correr no dia 30 acho que seria péssimo, aí sim acabaria com a tradição de vez … o mais ideal acho que seria largar na parte da manhã, no percurso original ….

    Falando em mudanças, a outra péssima além da que tirou a prova da meia noite, foi correr as mulheres praticamente ao mesmo tempo que os homens, a melhor coisa que tinha era ver toda a prova feminina e depois ver a masculina, mas não, acontece ao mesmo tempo, aí você não vê nem uma e nem outra direito e tudo acaba tão rápido … tudo culpa da Globo!

  7. 58 Murilo Athayde 08/11/2011 12:08

    Ao invés de valorizar a tradição da prova, aumentam o numero de participantes e descaracterizam a São Silvestre. Cometem aberrações como entregar a medalha ANTES da conclusão do percurso, fazem uma entrega de lanches improvisada e humilhante no final da prova do ano passado…tudo em nome do lucro que as corridas de rua proporcionam…lamentável
    Sugestão: POR QUÊ NÃO FAZER O REVEILLON NO SAMBÓDROMO???

  8. Marcelo Laguna 08/11/2011 17:18

    Desculpe-ne, caro Zenóbio, quem é que tem medo da Venus Platinada, Cara-Pálida?

  9. 57 Zenóbio Saraiva 08/11/2011 10:15

    Que eu saiba a São Silvestre é um evento da Fundação Cásper Líbero e portanto da Tv Gazeta, a Globo transmite em parceria mas é quem manda. Porque o blogueiro não informa isso?. Se eu fosse o responsável pelo evento e a Globo quisesse transmití-lo teria que ser como era antes, a noite e com percurso original, mas como todos temem a “venus platinada” incluisve o blogueiro, dane-se o resto.

    *”O jornalista Cásper Líbero, um milionário que fez fortuna no início do século XX no setor de imprensa, é o idealizador e fundador do evento. Sua ideia original era utilizar a corrida como meio de promoção de seu jornal. Em 1928, ano da quarta edição do evento, Líbero fundou um dos primeiros periódicos dedicados exclusivamente ao esporte no país, a Gazeta Esportiva, que a partir de então passou a ser a organizadora e patrocinadora oficial do evento, condição que detém até os dias atuais. A corrida tornar-se-ia o principal meio de publicidade daquela publicação esportiva”. *(fonte: Wikipédia)

  10. 56 ze 07/11/2011 16:37

    Sao Silvestre tornou-se conhecida em todo mundo por ser uma prova “sui-generis”: realizada de noite, na virada do ano, com o vencedor chegando quase sempre a meia-noite, uma corrida terrivel para o corpo humano uma vez que na hora de dar o sprint final ai vinha a subida interminavel da Consolacao, causando uma mudanca total no panorama da prova, sem favoritos por causa de todos esses detalhes, etc, etc, etc…
    Deixei de acompanhar desde que passou a ser realizada de tarde para nao incomodar o horario do “Reveillon do Faustao” (talvez muitos nem se lembrem que isso existiu um dia…)
    Com as ultimas mudancas, passou a ser apenas mais uma das milhares de provas que se realizam anualmente pelo mundo… Como podem dizer que ficaria mais atrativa com isso?

  11. 55 Renato Muller 07/11/2011 14:20

    Os corredores vão descer desembestados a Major Natanael e “não haverá perda de qualidade”. Esses caras nunca correram mesmo, só pode!!!!

  12. 54 Roberto Gonçalves 06/11/2011 11:03

    Tenho saudades do tempo em que era a noite, ai mudaram para tarde e já deixou de ter sua importância, a continuar assim muito em breve deixará de ser essa importante prova.

  13. 53 Alamir 06/11/2011 9:38

    É infelizmente é a realidade. Danem-se com a tradição!!!

  14. 52 Nelson 05/11/2011 22:29

    Desde que a São Silvestre deixo de ser promovida pela Gazeta, tivemos a perda da tradição, do respeito, da seriedade com que era realizada. Os atuais organizadores disfarçados de “modernidade” são o retrato do desrespito, e da falta de seriedade que é o que caracteriza suas ações. Não sou saudosista, mas apenas respeito as tradições brasileiras que estão sendo desprezadas e substituidas por falsas e demagogicas novas tradições e padrões comportamentais duvidosos.

  15. Marcelo Laguna 06/11/2011 1:02

    Grande João, que prazer em contar com esta audiência qualificada. Sim, estão matando a São Silvestre, vendendo panetone em setembro e por aí vai (rs!)…Volte outras vezes por aqui.
    Abraços

  16. 51 Joao Bittar 05/11/2011 19:14

    Boa, Marcelo !!! Sempre atento !! Pecado, o que se esta fazendo com São Silvestre. O bando de incompetentes exibidos…

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.