Publicidade

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 Com a palavra, Ídolos, Pan-Americano, Seleção brasileira | 13:26

Thiago Pereira e o preço do marketing do recorde

Compartilhe: Twitter

Thiago Pereira, extenuado após a prova dos 200 m peito em Guadalajara

“Está doendo pra c… Fui no limite”



Frase de Thiago Pereira, captada pelo repórter Marcel Rizzo, enviado especial do iG Esporte aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, logo após ficar com o bronze na prova dos 200 m peito, foi significativa.

Quando um cara de 25 anos reclama das dores no corpo e avisa que não pretende mais repetir a maratona a qual vem se submetendo neste Pan, disputando quase uma dezena de provas, mostra que alguma coisa está errada. E muito disso ocorre pela corrida em busca do “recorde” de ganhador de medalhas individuais em Pan-Americanos, que provavelmente deverá ser obtido nesta quarta pelo próprio Pereira, que nadará duas provas – 200 m medley e revezamento 4 x 200 m livre.

É claro que não há nada de errado em querer ganhar. Isso é algo básico para qualquer atleta. Além disso, a disputa particular entre Pereira e Hugo Hoyama (atual recordista individual com dez ouros) acaba servindo de combustível para fazer aumentar o interesse do público no próprio Pan. O problema é quando isso se torna uma ferramenta de marketing.

Ou muito me engano, mas dificilmente Cesar Cielo, apenas para ficar com um exemplo brasileiro, gostaria de ser chamado de “Mr. Pan” por TVs e jornais. O cara tem que buscar marcar seu nome na história do esportes em Olimpíadas, Mundiais…Thiago Pereira, que é um ótimo nadador, já se deixou levar por esta armadilha no Pan do Rio, em 2007, e depois acabou amargando com as críticas após o fraco desempenho nas Olimpíadas de Pequim, no ano seguinte.

Tomara que nesta quarta-feira, finalmente Thiago Pereira consiga este maldito recorde, que só serve mesmo para nós, jornalistas, arranjarmos chamadas mais interessantes nas manchetes de sites, jornais, TVs etc. E faça o que sabe melhor: nadar. Sem dar bola para o marketing.

Autor: Tags: , , , , , ,

7 comentários | Comentar

  1. 57 Gabriel Fuhrmann Tranquilli Barbosa 19/10/2011 13:36

    O critério de ir mal ou ir bem nas olimpíadas usado pro Thiago Pereira pelos jornalistas é ridículo. Perder pra Phelps e Lochte, que foi o que aconteceu nos 200 medley, é totalmente aceitável. Lembrando que ele nadou praticamente no mesmo ritmo do Lochte durante toda a prova, perdendo o bronze por muito pouco. É muito injusto com ele todas essas pancadas que dão por causa das olimpíadas de Pequim, pois ele compete nas provas mais concorridas.

  2. 56 Marcia 19/10/2011 13:50

    Eu vinha me questionando sobre isso. Por que um atleta quer ter o recorde de medalhas em Pan-americanos? Não é significativoPra que se matar para ser lembrado como o rei de um torneio sem força em nível internacional? E ele só foi criticado na Olimpíada por ter tido aquele sucesso todo anteriormente no Pan. Porque chegar em quarto lugar numa Olimpíada não é nada mal, ao contrário. Só que por ter aquela imagem de vencedor (de segunda linha) acabou que todo mundo esperava só vitórias dele. Como se ganhar numa Olimpíada fosse tão fácil quanto num Pan. Péssimo pra ele. Se fosse melhor assessorado, estaria fugindo desse rótulo.

  3. 55 Alan 19/10/2011 13:54

    Mr pam é só mais uma das coisas que está me fazendo sentir saudades do Galvão Bueno.

  4. 54 Dio 20/10/2011 10:28

    Lamentável essa reportagem… o esporte é movido pela competição, e ele não está fazendo nada forçado. Ele é um herói do esporte nacional. Campeão panamericano é um título muito importante, os outros nadadores “top” não vem porque não querem então azar é o deles. E quarto colocado em olimpíada também é para ser comemorado. A hora dele na olimpíada vai chegar…

  5. 53 Alan 20/10/2011 18:43

    Eu adoro pan, adoro torcer para os brasileiros, se não me policiar viro um dos pachecos que o Laguna tanto critica e tal e penso que essa historia de “heroi do esporte nacional” já deu né… rs. Ele é um atleta e merece torcida pelo seu sucesso e só. Brasil no momento (graças a Deus) não está precisando de heróis no esporte e infelizmente fora dele, o que temos as vezes a polícia executa como em Niteroi… rs

  6. 52 José Monteiro Teixeira 23/10/2011 23:05

    Grande Thiago. Você provou que está em excelente forma.
    Londres te espera. Valeu!! Parabéns pelas Medalhas. Sucesso Sempre.

  7. 51 Thiago Pereira ficaria de mãos vazias no Mundial « CrystalTube 01/11/2011 7:16

    […] Leia ainda: Thiago Pereira e o preço do marketing do recorde […]

Os comentários do texto estão encerrados.